Expectativa

ELEIÇÕES 2020: janela eleitoral começa em 05 de março e deve movimentar política na Paraíba

Começa a valer a partir do próximo dia 5 de março, a janela eleitoral, período que permite a mudança de partido sem o risco de políticos cometerem infidelidade partidária. A regra foi criada a partir da minirreforma eleitoral de 2015 e deve movimentar a política paraibana nos próximos dias, já que alguns parlamentares aguardam este período para anunciar mudanças de partido. 

Começa a valer a partir do próximo dia 5 de março, a janela eleitoral, período em que políticos podem mudar de partido sem o risco de cometerem infidelidade partidária. A regra que foi criada a partir da minirreforma eleitoral deve movimentar a política paraibana nos próximos dias, já que alguns vereadores aguardam o período para anunciar os novos partidos aos quais devem se filiar.

O período de janela eleitoral vai até 3 de abril e deve beneficiar pré-candidatos a vereador que devem disputar as eleições de outubro. Conforme a lei nº 13.165 de 2016, considera-se justa causa para a desfiliação partidária “mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional”.

Em síntese, a legislação permite a troca de partidos faltando 30 dias para o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que os pretensos candidatos a cargo eletivo nas eleições estejam com a filiação deferida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Mudanças

O partido do governador João Azevêdo, o Cidadania, está se preparando para a janela partidária e deve ser uma das siglas mais beneficiadas com o período. Vereadores que pertenciam a bancada do PSB na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) devem aderir ao partido: Leo Bezerra, Zezinho do BotaFogo e Tanilson Soares. O fato deve se repetir em outros municípios do estado.

Também existe a expectativa de que o secretário do Procon Municipal, Helton René, saia do PC do B. No ano passado, ele teve atritos com integrantes da legenda e demonstrou insatisfação no partido. O secretário tem um perfil mais conservador em relação à linha ideológica da legenda, que é comunista.

Filiados de outras siglas também deverão se movimentar em busca por outros espaços onde possam disputar os cargos que almejam na eleição de outubro e conseguir os espaços que pretendem ter dentro de outros partidos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba