Eleições 2016

ELEIÇÕES 2016 - Registrada primeira pesquisa sobre a sucessão em João Pessoa

primeira pesquisa

Uma pesquisa para mensurar o atual cenário político, na perspectiva do eleitorado pessoense foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral. A pesquisa foi encomendada pela sociedade paraibana de comunicação, e o instituto responsável pelo levantamento dos dados  foi o Opinião Pesquisas Sociais LTDA.

eleições

Realizada nos dias 07 e 08 de junho, a pesquisa ouviu cerca de 800 pessoas e tem metodologia quantitativa com aplicação de questionários estruturados e padronizados através de entrevistas pessoais em domicílios, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Entre as questões da pesquisa estão: a avaliação do governo Dilma, Temer e Ricardo Coutinho, intenção de voto para prefeito da capital, além do índice de rejeição dos candidatos.

A expectativa é que a pesquisa seja divulgada no próximo dia 13 de junho.

Os pré-candidatos a prefeito de João Pessoa são:

Charlinton Machado – PT;

Cida Ramos – PSB;

Luciano Cartaxo – PSD;

Manoel Júnior – PMDB;

Vitor Hugo – PSOL;

Wilson Filho – PTB.

Metodologia de pesquisa:
Pesquisa quantitativa com aplicação de questionários estruturados e padronizados através de entrevistas pessoais em domicílios, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
a) Público Pesquisado: Eleitores do município, com 16 ou mais anos. b) Tipo da Amostra: – Amostra Probabilística Casual Simples. – A coleta da amostra do eleitorado será realizada em duas etapas: a primeira consiste na aleatorização da amostra segundo critério de sorteios múltiplos aleatórios em quatro estágios: 1) Bairro/Localização, 2) Rua, 3) Domicílio e 4) Ponto Amostral (entrevistado); tomando como base à cobertura populacional demográfica do IBGE. – Na segunda etapa será realizado um controle das variáveis: Sexo e Faixa Etária, ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE, os dados relativos à Sexo e Faixa Etária são: sexo masculino 44,4%, feminino 55,6%, idades de 16 a 24 anos 15,4%, de 25 a 34 anos 24,0%, de 35 a 44 anos 21,3%, de 45 a 59 anos 24,9% e de 60 anos ou mais 14,4%. Está prevista a eventual ponderação para correção nos tamanhos das variáveis Sexo e Faixa Etária, caso ocorra diferença entre a previsão da amostra e a coleta dos dados realizada. – As variáveis: Grau de Instrução e Renda Familiar foram provenientes da amostra aleatória coletada nas regiões em estudo, sendo assim o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). c) Tamanho da Amostra: 800 entrevistas. d) Intervalo de Confiança/Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5% para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra, utilizando o cálculo amostral pela proporção [estimador = p e (1-p)] e considerando a variância máxima (p = 0,5). Ressalta-se que esta Margem de Erro e Grau de Confiabilidade se aplica ao total da amostra, não devendo ser considerado para os resultados dentro de cada extrato e nem para os resultados gerados pelo cruzamento de variáveis.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Para realização da pesquisa, utiliza-se equipes de campo (coordenadores e entrevistadores) da OPINIÃO ¿ Pesquisas Sociais Ltda. devidamente treinada para este trabalho. O sistema de controle dos questionários é de 20,0%, executado in loco pelos coordenadores e/ou posteriormente por telefone. Internamente, o material é verificado, codificado, digitado e, antes do processamento final, realiza-se a conferência da digitação a fim de se manter a consistência dos dados.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §6º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.453/2015, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):
O detalhamento dos bairros/localidades onde será realizada a pesquisa: A área de abrangência da coleta é no Município de João Pessoa. A relação dos bairros/localidades selecionados para a aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa, conforme expresso na resolução 23.453/2015 do TSE.

Créditos: Polêmica Paraíba