Política

Eleições 2016: Pré-candidatos buscam padrinhos políticos para atrair votos

Governador Ricardo Coutinho é a maior liderança política da Paraíba

imageMesmo que ainda no início, o cenário das eleições municipais de 2016 já mostra que a disputa por prefeituras e por assentos no Legislativo municipal não vai se restringir ao confronto entre candidatos. O processo eleitoral também será marcado pelo duelo entre padrinhos políticos que atuarão como cabos eleitorais de peso no próximo ano. Eles assumem papel fundamental na disputa, tentam transferir seus prestígios aos apadrinhados e, por este motivo, quando bem avaliados, são alvos da cobiça dos candidatos.

No próximo ano, para chegar mais rápido ao poder, candidatos a prefeito e a vereador em todo o Estado devem fazer valer a capacidade de seus padrinhos políticos em atrair votos. Contudo, o papel das principais lideranças políticas estaduais não se restringe a atrair sufrágios. Neste período de definições de candidaturas, conjecturas e início das articulações para construção de alianças para as eleições do próximo ano, também cabe, muitas vezes, aos padrinhos a missão de descartar candidaturas.

Fortalecido pelo resultado das últimas eleições, o governador Ricardo Coutinho é atualmente a liderança política mais importante do Estado e a mais cobiçada para atuar como cabo eleitoral nas eleições municipais. Em alguns municípios, o governador já anunciou as candidaturas que irá apoiar, a exemplo do município de Sousa, onde Ricardo Coutinho assegurou seu apoio a Fábio Tyrone na disputa pela prefeitura.

Outro apoio disputado pelos prefeitáveis é o do senador e líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB). O deputado federal Manoel Júnior (PMDB) já correu atrás do apoio do tucano para disputar a prefeitura de João Pessoa no próximo ano. Inclusive, a decisão do senador deve ser preponderante para definir os rumos do partido em 2016.

Tradicional liderança política do Estado, o apoio do senador José Maranhão (PMDB) também é almejado pelos pretensos candidatos. O peemedebista já anunciou que seu partido vai lançar candidatura própria nos municípios em que estiver consolidado.

Jornal da Paraíba