Polarização

PT e PL serão adversários diretos em oito capitais, inclusive João Pessoa; partidos serão aliados em uma cidade

PT e PL serão adversários diretos em oito capitais, inclusive João Pessoa. Além disso, os partidos serão aliados em uma cidade.

Foto: Reprodução/ Internet
Foto: Reprodução/ Internet

Um levantamento divulgado pelo G1 nesta quinta-feira (15) mostra que PT e PL, principais antagonistas políticos dos últimos anos no Brasil, se enfrentarão diretamente em oito capitais nas próximas eleições municipais. Uma delas será João Pessoa.

João Pessoa, Fortaleza-CE, Aracaju-SE, Vitória-ES, Belo Horizonte-MG, Goiânia-GO, Cuiabá-MT e Manaus-AM são as capitais que têm candidatos a prefeito tanto do PT como do PL.

No caso de João Pessoa, os candidatos são Luciano Cartaxo (PT) e Marcelo Queiroga (PL).

Ainda, outras 17 cidades terão esse enfrentamento indiretamente e uma única cidade tem um candidato que conseguiu juntar o apoio das duas legendas.

Natal-RN, Teresina-PI, Florianópolis-SC, Porto Alegre-RS e Campo Grande-MS terão candidaturas próprias do PT mas não do PL, que apoiará outro candidato.

Já Recife-PE, Maceió-AL, Belém-PA, Palmas-TO, Rio Branco-AC e Rio de Janeiro-RJ apresentam o cenário inverso, com candidatura própria do PL e com o PT apenas apoiando outro candidato.

Salvador-BA, São Paulo-SP, Curibita-PR, Macapá-AP, Boa Vista-RR e Porto Velho-RO não possuem candidatos do PT ou do PL, mas os partidos serão adversários por apoiarem candidatos adversários de outros partidos.

Por último, São Luís-MA é a única cidade em que tanto PT e PL apoiarão o mesmo candidato. Trata-se de Duarte Júnior, do PSB.

Com isso, o PL irá lançar candidaturas próprias em 14 capitais, e nas outras 12, irá apoiar candidatos de outros partidos. Já o PT terá 13 candidaturas próprias e 13 apoios.

O G1 utilizou as atas das convenções partidárias para realizar o levantamento.