Voto a voto

PALMO A PALMO: Polêmica Paraíba cita 10 cidades onde a disputa pela prefeitura deve ser acirrada

As 10 cidades paraibanas tendem a ter uma disputa acirrada, sejam elas com apenas dois candidatos ou mais.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Em outubro deste ano eleitores vão às urnas para votarem nos seus candidatos a prefeito e vereador. Pensando nisso, o Polêmica Paraíba resolveu levantar quais são as cidades paraibanas que, a preço de hoje, projetam uma disputa acirrada, palmo a palmo, para o cargo de prefeito.

O levantamento, levando em consideração notícias locais, enquetes realizadas pelo próprio Polêmica Paraíba e até pesquisas eleitoras, elenca 10 cidades paraibanas que tendem a ter uma disputa acirrada, sejam elas com apenas dois candidatos ou mais.

Confira abaixo quais são e quem devem ser os candidatos:

Alagoa Grande

Na cidade de Alagoa Grande, três nomes aparecem na disputa pelo cargo: Fernando de Fortunato, Bosco Neto e Manuella Carneiro.

Fernando de Fortunato é pré-candidato a prefeito pelo grupo de situação e conta com o apoio do atual prefeito, Sobrinho, que está em seu segundo mandato.

Do lado da oposição a candidatura deve sair entre Bosco Neto, filho do deputado estadual Bosco Carneiro e Manuella Carneiro, irmã do deputado, que já disputou eleições outras vezes.

Araruna

Em Araruna, a disputa deverá se concentrar entre dois grupos, o da família Maranhão e o do atual prefeito, Vital Costa.

Vital Costa, em seu segundo mandato, não poderá mais disputar o cargo e tem a missão de indicar seu candidato à sucessão. A principal especulação gira em torno de Availdo Azevedo, que é o atual vice-prefeito mas que também já governou a cidade.

Pelo lado da família Maranhão, a tendência é que o candidato que dispute o pleito seja o ex-deputado federal e também ex-prefeito da cidade, Benjamin Maranhão.

Areia

A cidade de Areia, no Brejo Paraibano, deverá ter o atual prefeito eleito na disputa pela reeleição.

A atual prefeita, Silvia Cunha, é esposa do ex-prefeito Dr. Elsinho, e deve ir para disputa com os apoios do senador Veneziano Vital do Rêgo e o deputado federal Dr. Damião Feliciano.

Do lado da oposição, dois nomes apontam como favoritos para serem candidatos. Um deles é o do ex-prefeito João Francisco, eleito em 2016 com apoio de Marília Perazzo, mãe do ex-prefeito Dr. Elsinho. Hoje ele tem apoio do deputado estadual Eduardo Carneiro, do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima e do ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima.

Outra que deve aparecer é a filha de Tião Gomes, Aparecida Gomes. Em 2020, era pré-candidata a prefeita, mas o grupo liderado pelo seu pai decidiu se aliar ao grupo de Dra. Silvia. Dois anos depois, a aliança foi rompida e agora os grupos devem se enfrentar.

Além do apoio de seu pai, Aparecida tem os apoios do deputado federal Gervásio Maia e do governador João Azevêdo.

Conceição

O pleito em Conceição promete ser disputado pela quantidade de pré-candidatos existentes, que a preço de hoje, são cinco.

O nome de situação é o do próprio prefeito Samuel Lacerda, que tentará a reeleição em outubro deste ano.

Circulam nos bastidores como pré-candidatos da oposição Marcílio Lacerda, que foi vereador na cidade três vezes. Ele é tio do atual prefeito e irmão do suplente de deputado estadual Nilson Lacerda, que rompeu com o sobrinho Samuel e irá apoiar o irmão.

Quem pode disputar o cargo mais uma vez é Jordanna Diniz, filha do ex-prefeito João Deon e derrotada por Samuel em 2020.

Ainda, Alexandre Braga é outro que tem o nome posto como pré-candidato, ex-prefeito e sobrinho de Wilson Braga. Continuando na família Braga, o vereador Stherlan Alves pode ser o representante do grupo.

Esperança

O prefeito de Esperança, Nobinho Almeida, não pode mais se reeleger, e por isso, articula escolher um sucessor para disputar a continuidade de seu projeto.

Quem larga na frente nessa situação é o atual vice-prefeito municipal, Edmilson Lopes. Mas o vereador Nahim Galileu, conhecido popularmente como Pingo, a presidente da Câmara Municipal Raquel Núbia e o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba (PROCASE), Nivaldo Magalhães, também podem ser escolhidos para ser o candidato do prefeito.

Pelo lado da oposição, a especulação mais forte gira em torno do nome do ex-deputado, ex-prefeito e atual superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes da Paraíba (DNIT-PB), Arnaldo Monteiro.

No entanto, não estão descartadas as possibilidades do próprio filho de Arnaldo, o deputado estadual Anderson Monteiro, a ex-vice-prefeita da cidade, Rosa Bronzeado e a secretária executiva de estado e ex-presidente da Câmara de Esperança, Cristiana Almeida, de serem escolhidos como o candidato da oposição no pleito.

Guarabira

Em Guarabira, a disputa deverá ser mais uma vez acirrada entre os dois principais grupos políticos da cidade: a família Toscano e a família Paulino.

Pelo lado dos Toscano, o nome ainda não foi definido, mas tende a ser o da ex-prefeita Léa Toscano, mãe da deputada estadual Camila Toscano. Ela tem o apoio do atual prefeito, Marcos Diogo.

Do lado dos Paulino, a tendência é que o suplente de deputado federal em exercício, Raniery Paulino, seja o escolhido.

Mamanguape

Em Mamanguape, a disputa deverá ser apertada entre Dr. Joaquim Fernandes, candidato da situação contra o deputado estadual Eduardo Brito. Joaquim tem o apoio da prefeita Eunice Pessoa, que governa o município em seu segundo mandato. Ele é filho do vice-prefeito da cidade, Zenóbio Rodrigues.

Do outro lado da disputa, o deputado estadual de primeiro mandato, Dr. Eduardo Brito deve ser o escolhido. O parlamentar já foi gestor da cidade por dois mandatos, os dois anteriores aos de Eunice Pessoa, entre os anos de 2009 e 2016.

São Bento

Em São Bento, o prefeito atual já está em seu segundo mandato e não poderá disputar mais uma eleição. Com isso, o prefeito Jarques Lúcio terá que indicar seu sucessor.

Para essa missão foi escolhido o empresário Gerferson Carnaúba. Além da gestão municipal, Carnaúba também terá o apoio do senador Efraim Filho e do deputado federal Murilo Galdino.

Do lado da oposição, uma aliança formada pelo deputado estadual Galego Souza e o ex-deputado estadual Márcio Roberto resultou na pré-candidatura do ex-vereador por três mandatos da cidade, Marcos Davi.

Solânea

Solânea é mais uma das cidades em que o prefeito está em seu segundo mandato e não poderá se candidatar novamente, tendo, portanto, que eleger um candidato a sucessor.

Entre os nomes especulados está Edvanildo Júnior, que foi candidato a prefeito em 2012 e é o atual vice-prefeito da cidade. Outro nome com grande potencial é o de Jucian Jad, vereador em segundo mandato e um dos mais votados do município nas últimas eleições.

Na oposição, o nome mais forte é o do ex-presidente da Câmara Municipal e vereador mais votado na eleição de 2020, Flávio Evaristo. O ex-prefeito Beto do Brasil, que já foi gestor por três vezes em Solânea, também é um dos opositores de destaque na cidade que podem se lançar.

Sousa

Em Sousa, pelo menos três candidatos a prefeito já estão definidos. Pela situação, será o chefe de gabinete da prefeitura, Helder Carvalho. Pela oposição, o médico Gilberto Sarmento. Um terceiro nome é o da vereadora Lana Dantas.

A tendência, no entanto, é que a disputa esteja concentrada entre Helder Carvalho e Gilberto Sarmento. Em enquete realizada pelo Polêmica Paraíba com seus leitores, por exemplo, os números mostraram que Helder teve 43,63% dos votos, seguido de Gilberto, que teve 43,33%, e, por fim, a vereadora Lana Dantas com 13,04%.