Estratégias

O QUE É PESQUISA QUALI? Conheça eficaz método que descobre a alma e os sonhos do eleitor

A pesquisa qualitativa não se concentra apenas nos números, mas sim na subjetividade dos dados obtidos dos entrevistados.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Em todo ano eleitoral, dezenas de pesquisas são registradas e realizadas nas cidades e estados ao longo do período de campanha. Essas são as chamadas pesquisas quantitativas, onde sua principal informação é a divulgação de cenários de votação a partir da análise puramente de números.

No entanto, existe um outro tipo de pesquisa, a qualitativa. As equipes de campanha dos candidatos também se baseiam neste tipo para traçar suas estratégias de marketing eleitoral. Tradicionalmente, essas pesquisas são internas.

A pesquisa qualitativa não se concentra apenas nos números, mas sim na subjetividade dos dados obtidos. Se na pesquisa quantitativa o eleitor se resume a responder em que candidato irá votar, na qualitativa ele tem a liberdade de expressar suas razões de ter aquele voto.

Isso porque a pesquisa qualitativa aprofunda as informações coletadas dos entrevistados. O número de pessoas ouvidas geralmente é menor do que em uma pesquisa quantitativa. Os métodos de coleta de dados podem variar, sendo uma entrevista ou uma discussão em grupo, chamada de grupo focal.

Através dela, os políticos em campanha conseguem entender o comportamento do eleitor, sua realidade e o que faz ele ter aquela opção de voto. As entrevistas são longas, podendo chegar a durar até duas horas.

Os pesquisadores conseguem identificar quais são os interesses dos eleitores, suas percepções sobre o cenário político, a imagem do próprio candidato ou dos adversários perante a população, por qual motivo ele justifica o voto, entre tantas outras informações que são de interesse do candidato, através de uma série de perguntas contextualizadas.

Institutos

Alguns institutos de pesquisas paraibanos, conhecidos por realizarem suas pesquisas eleitorais de intenção de voto (quantitativas) também oferecem para seus clientes a possibilidade da realização de uma pesquisa qualitativa.

São eles o Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatística (Imape), com sede em Conceição; Instituto Datavox, sediado em Campina Grande; Alfa Inteligência, com sede em João Pessoa; a 6Sigma Pesquisa e Consultoria, com sede em Campina Grande; e Instituto Opinião, também com sede em Campina Grande.