Prosseguindo com a série de matérias sobre os planos de governo dos candidatos à prefeitura de João Pessoa. Confira a seguir o plano de governo do candidato Ruy Carneiro, (Podemos). O candidato apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O documento tem 90 páginas com medidas que o candidato pretende cumprir caso seja eleito. Para ver o documento na íntegra acesse o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand).
Confira os destaques nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana:
Saúde
O candidato Ruy Carneiro promete melhorar e modernizar os hospitais públicos com novos equipamentos e tecnologia, construir um novo trauminha e transformar o atual em centro de atendimento à mulher, assim como reativar o centro da dor e abrir um centro de referência para pessoas com transtorno do espectro autista. Ele pretende ampliar o número de UPAs, reformar e construir novas UBS em áreas com menor cobertura de saúde, criar um banco de reserva de médicos e implementar agendamento online.
Outros projetos incluem realizar mutirão da saúde para reduzir filas, ampliando o horário das UBSs para oferecer mais atendimentos em várias especialidades. Combater o fura fila na saúde, ampliar o programa saúde da família, assim como reabrir farmácias nos PSFs. O candidato pretende intensificar campanhas de vacinação e desenvolver programas educativos sobre prevenção de doenças. Expandir a rede de CAPS e programas de apoio psicossocial para grupos vulneráveis, criar novo CAPS infantil e centro de tratamento de dependentes químicos.
Além disso, promete desenvolver políticas de saúde ocupacional para servidores públicos municipais, garantindo condições de trabalho seguras e saudáveis, assim como implementar programas que promovam a qualidade de vida no trabalho, incluindo atividades físicas, alimentação saudável e suporte psicológico.
Educação
Na educação, a meta do candidato inclui garantir a todas as crianças o acesso à educação infantil e fundamental, ampliando redes de escolas e creches municipais, adaptando infraestrutura para alunos com necessidades especiais e oferecendo programas contínuos de formação e capacitação para professores municipais. Ele pretende realizar concursos e modernizar escolas com bibliotecas, laboratórios e áreas esportivas.
O candidato promete implementar tecnologias digitais, plataformas online, horário ampliado e atividades extracurriculares. Tal como, estabelecer parcerias culturais e esportivas, oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e adultos e criando parcerias com empresas para promover estágios e programas de aprendizagem.
Ele pretende fortalecer conselhos escolares para incentivar a participação da comunidade na gestão das escolas e na formulação de políticas educacionais. Desenvolver programas de envolvimento familiar, além de garantir merenda de qualidade, segurança alimentar, programas de saúde, hábitos saudáveis, espaços de convivência e eventos culturais.
Outras medidas incluem, promover oficinas de arte, música e teatro, parcerias com artistas locais, participação em concursos culturais, atividades variadas nos finais de semana, espaços para reforço escolar e utilização comunitária. Ele promete reorganizar espaços escolares, modernizar instalações, construir novas creches, equipando as escolas com laboratórios de informática modernos e oferecendo acesso à tecnologia para todos os alunos, assim como, promovendo a inclusão digital e garantindo acesso à internet de qualidade nas escolas.
Mobilidade Urbana e Infraestrutura
Estão no plano de governo do candidato, a revisão e atualização do plano diretor, regulamentos de zoneamento de João Pessoa para garantir um crescimento organizado e sustentável da cidade, assim como, incentivar a preservação ambiental e a ocupação racional do solo urbano. Implementando políticas de uso do solo que promovam a sustentabilidade, preservando áreas verdes e incentivando construções ecológicas.
O candidato prevê planejamento e projeto nas praças, parques e ruas focando na beleza, funcionalidade e acessibilidade, para criar ambientes seguros e agradáveis para os cidadãos. Reformular áreas urbanas degradadas e transformando-as em espaços atrativos e inclusivos, melhorando a qualidade de vida.
Ele promete melhorar a gestão dos serviços públicos urbanos, incluindo coleta de lixo, limpeza, iluminação e manutenção de vias. Reforçar a da Defesa Civil para proteger moradores que vivem em áreas de risco.
Outras medidas importantes incluem, modernizar a infraestrutura urbana, com foco na zeladoria e nos espaços públicos, assim como implantação do programa IPTU Verde para estimular o plantio de árvores e calçadas. Revitalizar áreas degradadas, incentivando à renovação urbana e reutilização de espaços abandonados, com iluminação adequada. Ele pretende promover parcerias com o setor privado para financiar e executar projetos de regeneração urbana, aumentando a atratividade e vitalidade das áreas.