Investimentos na saúde

Luciano Cartaxo promete abrir unidades de saúde de João Pessoa

Entre outros assuntos, ele prometeu abrir unidade de saúde durante a noite, construir mais duas Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Foto: reprodução
Foto: reprodução

O JPB1 entrevistou nesta terça-feira (24), o pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PT, Luciano Cartaxo. Entre outros assuntos, ele prometeu abrir unidade de saúde durante a noite, construir mais duas Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e fazer mais seis policlínicas na cidade.

Ele citou suas realizações na área da saúde durante sua gestão anterior, enfatizando que todas essas ações foram parte de uma estratégia para melhorar a qualidade do atendimento e o acesso à saúde para a população de João Pessoa.

“Nós vamos de forma estruturada abrir alguns PSFS de forma noturna até as 21h. Vou construir mais duas UPas e fazer mais seis policlínicas na cidade.”

De acordo com o pré-candidato, as duas novas UPAs serão construídas no bairro do Geisel e outra no Bairro das Indústrias, aumentando a capacidade de atendimento na Zona Sul da capiral.

Luciano Cartaxo também prometeu construir mais um Hospital Geral de Urgência e Emergência no Colinas do Sul. A justificativa é aliviar a sobrecarga do Trauminha de Mangabeira (Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity), que é uma das principais unidades de pronto atendimento em João Pessoa.

“O que eu quero agora é construir mais um Hospital Geral de Urgência e Emergência lá no Colinas do Sul para desafogar o Trauminha.”

Concluir obras do Edifício das Nações Unidas

Ainda durante a entrevista, Luciano Cartaxo lembrou que durante seu mandato, a prefeitura desapropriou o prédio das Nações Unidas em João Pessoa. O objetivo da desapropriação era transformar o prédio em um centro popular comercial destinado a pequenos comerciantes, feirantes ou vendedores informais. O pré-candidato afirma que deixou o projeto planejado e pronto para execução.

Ele justifica o fato de a obra não ter sido realizada durante sua gestão, atribuindo o atraso à pandemia de Covid-19 em 2020. O pré-candidato critica a gestão atual por ter demorado a dar andamento ao projeto, o que resultou na ocupação do prédio por moradores em situação de vulnerabilidade.

“Voltando a ser prefeito, eu vou voltar o diálogo com essas pessoas, vou tirá-los de lá oferecendo moradia digna (…) aumentei também o valor do aluguel social (…) e fazendo isso vou construir um centro comercial, um local extraordinário, em frente ali do Ponto de Cem Réis.”

Luciano Cartaxo retoma seu plano inicial de transformar o local e destaca também que quer transformar o centro histórico em “uma espécie de centro-bairro”. Segundo ele, o projeto da Vila Sanhauá também será ampliado, caso seja eleito

G1PB