Os partidos políticos de menor musculatura na Paraíba historicamente lançam seus candidatos à prefeito a cada eleição, e para 2024 não será diferente.
Mesmo que as pesquisas apontem o favoritismo do atual prefeito Cícero Lucena (PP), e uma disputa pelo segundo lugar e um eventual segundo turno entre Ruy Carneiro (Podemos), Marcelo Queiroga (PL) e o candidato do PT, que tende a ser Luciano Cartaxo, pelo menos dois partidos considerados de menor força e expressão já lançaram seus pré-candidatos.
São eles o PSOL e a Unidade Popular (UP). O PSOL tem Celso Batista como pré-candidato a prefeito de João Pessoa. Ele é servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e em 2022 disputou as eleições como primeiro suplente ao Senado. Além disso, já foi candidato a deputado estadual em 2014 e candidato a vereador de Campina Grande em 2016.
Já o UP tem Yuri Ezequiel como pré-candidato. Advogado, ele é militante dos movimentos sociais e atual presidente municipal da Unidade Popular de João Pessoa.
Ainda, outros dois partidos que historicamente lançam candidatura à prefeitura de João Pessoa ainda não manifestaram qual será seu papel no pleito deste ano: PSTU e PCO. Em 2020, por exemplo, o PSTU lançou Rama Dantas como candidata e o PCO esteve presente com Camilo Duarte.
Dos últimos quatro pleitos (2020, 2016, 2012 e 2008) o PSOL esteve presente em todos, e o PCO em três deles, com exceção de 2016. Por isso, a tendência é que em 2024 eles também participem com candidaturas próprias.