A eleição para a escolha da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) está marcada para a quarta-feira (14). Além da Presidência, estão na disputa os cargos de vice-presidente e corregedor para o próximo biênio. As inscrições para concorrer aos cargos foram abertas no último dia 25 e o prazo se encerra na próxima segunda-feira (05).
Nos bastidores, o juiz Márcio Murilo da Cunha é apontado como o candidato da situação, e Saulo Henriques de Sá Benevides é tido como um candidato de oposição à atual gestão. Ambos podem colocar seus nomes para concorrer à Presidência, de acordo com o critério de antiguidade determinado pelo regimento interno do tribunal. Os 19 desembargadores que compõem a corte devem participar do processo de escolha.
Como o prazo entre a abertura do edital e o dia da eleição é bastante curto, as conversas e articulações para conseguir apoios entre os juízes acontecem nos bastidores e com antecedência. Os nomes dos desembargadores que estariam apoiando os candidatos já são ventilados e dão um panorama de como deverá ser a eleição para a chefia do Judiciário esse ano. Confira abaixo a lista obtida pela reportagem do portal Polêmica Paraíba com a intenção de voto dos desembargadores.
Possíveis votos pró Márcio Murilo da Cunha Ramos – (dez votos)
Abraham Lincoln da Cunha Ramos
Carlos Martins Beltrão Filho
Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho
João Benedito da Silva
Joás de Brito Pereira Filho
Márcio Murilo da Cunha Ramos
Marcos Cavalcante de Albuquerque
Oswaldo Trigueiro do Valle Filho
Ricardo Vital de Almeida
Romero Marcelo da Fonseca Oliveira
Possíveis votos pró Saulo Henriques de Sá Benevides – (nove votos)
João Alves da Silva
José Aurélio da Cruz
José Ricardo Porto
Leandro dos Santos
Luiz Silvio Ramalho Silva
Maria das Graças Morais Guedes
Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti
Saulo Henriques de Sá Benevides
Inscritos
A lista oficial com os candidatos só será divulgada pelo TJPB após o fim do prazo para as inscrições, que vai até a próxima segunda-feira (05), quando se esgotará o prazo de dez dias estabelecidos em edital. As inscrições não significam, no entanto, que essas candidaturas serão deferidas, já que o critério de antiguidade deve ser levado em consideração.
A eleição da Mesa Diretora acontece em votação direta e secreta, por meio de cédula escrita. O novo presidente do TJPB vai assumir o cargo no lugar de Joás de Brito, o atual presidente, a partir do dia 01 de fevereiro do próximo ano.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba