O deputado Efraim Filho participou nesta terça-feira (09) de uma reunião proposta pela Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, federais, estaduais e municipais da Câmara dos Deputados sobre o “Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras” e segundo o parlamentar esta pesquisa tem como objetivo mapear a vida social, econômica e acadêmica dos estudantes de graduação presencial e servem de subsídio para a formulação de programas e políticas educacionais para ações relacionadas a assuntos estudantis e comunitários, em nível regional e nacional.
“Esta é a quarta edição da pesquisa que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (ANDIFES) apresentou. Este diagnóstico contribuirá para melhoria da qualidade do ensino superior uma vez que demonstra uma mudança significativa relacionada a utilização do Enem e a adesão das universidades federais ao Sisu e a Lei das Cotas”, ressaltou Efraim Filho.
A pesquisa foi realizada pela Andifes através do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) mostrou que as políticas de inclusão podem avançar e reduzir as desigualdades democratizando a entrada de estudas nas instituições públicas e reduzindo a evasão ampliando programas para o aprimoramento de políticas de assistência estudantil na formação de cidadãos com bom desempenho acadêmico.
Efraim Filho foi o único deputado paraibano que se colocou como parceiro e interlocutor junto ao Ministério da Educação (MEC). Em sua avaliação há muitos gargalos que podem ser superados e a pesquisa será de muita importância para minimizar a questão em um país com sede de crescimento e isso só acontece quando os jovens podem e conseguem finalizar um curso de nível superior.
Estava presente na reunião a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Formiga Diniz.
Créditos: Redação com Ascom