Em entrevista à Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan desta quinta-feira (15), o deputado federal Efraim Filho (DEM) detalhou como foi a reunião entre o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) e o ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga acontecida ontem (14), além da visita do próprio ministro à Paraíba nesta sexta-feira (16) e sábado (17).
Efraim, que participou do encontro, disse que a reunião foi importante, onde se tratou não somente da vacina, mas também de todo o processo que envolve os serviços de saúde de João Pessoa. Foram tratadas emendas, recursos e investimentos para estruturar a rede de saúde da Capital.
“A reunião foi importantíssima… e qual o foco? A estruturação da rede pública de saúde da Capital, já que além de atender João Pessoa, toda a Paraíba se serve dessa rede pública de saúde. Então, prioridade número um: vacina. Fizemos questionamentos ao ministro Marcelo Queiroga, qual a situação da contratualização das vacinas, qual a possibilidade de regularizar essa distribuição. Tivemos também igualmente o foco na parte de equipamentos, insumos, a qualificação de serviços, a humanização das equipes. Ou seja, não se tratou apenas da vacina mas também de uma série de processos que complementam os serviços de saúde da Capital”, explicou Efraim.
Visita do ministro à Paraíba
Efraim confirmou a visita de Marcelo Queiroga à Paraíba, que deve ocorrer na sexta-feira e sábado, adiantando sua agenda. Efraim confirmou sua presença na comitiva como coordenador da bancada federal.
O ministro deve chegar na Paraíba por volta das 14h, fazendo visitas em equipamentos de saúde de João Pessoa, como o Hospital Metropolitano, e a possibilidade de também visitar o Hospital Universitário Lauro Wanderley e o Hospital Santa Isabel.
Já no sábado, o ministro deve cumprir a agenda em Campina Grande e em Patos, também visitando equipamentos de saúde dessas cidades, para que tenha uma visão a nível estadual da situação da rede de saúde. Efraim também elogiou o trabalho do ministro paraibano à frente da pasta.
“Marcelo Queiroga tem mostrado, primeiro, o respeito da classe médica, em segundo lugar, uma boa relação com as universidades e em terceiro um bom trânsito na classe política. Tem conseguido reduzir a vitrine negativa que estava sendo o ministério da Saúde. Pouco a pouco tem conseguido organizar essa relação com estados e municípios. Então acho que tem feito sua parte”, resumiu.
Candidatura ao Senado
Mais uma vez Efraim se colocou publicamente pré-candidato ao Senado nas eleições em 2022. “É uma luta que exige tempo, planejamento e estratégia, e por isso a gente está indo passo a passo, já colocando nosso nome à disposição”, explicou.
Efraim lembrou os apoios que já recebeu do senador Veneziano Vital (MDB) e do deputado federal Wilson Santiago (PTB), e adiantou que vem tendo diálogos com os também deputados Gervásio Maia (PSB) e Hugo Motta (Republicanos). Efraim citou conversas “evoluindo” com os deputados estaduais Júnior Araújo (Avante), Taciano Diniz (Avante), Doda de Tião (PTB) e Ricardo Barbosa (PSB), e diz que espera fazer um lançamento de candidatura com o apoio de mais de 50 prefeitos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba