A orientação correta, feita por profissionais da área da Saúde, é o caminho para a prevenção do câncer de mama, segundo informou a deputada Drª Paula Francinete (Progressistas). A parlamentar participou, nesta segunda-feira (14), do lançamento da campanha ‘Outubro Rosa’ na cidade de Cajazeiras, evento realizado no Centro de Diagnóstico por Imagem do Município (CDI).
Durante o evento, a parlamentar falou sobre o câncer de mama e respondeu perguntas sobre a doença, formuladas por mulheres presentes ao evento. “Sobre o câncer de mama, por onde devemos começar?”. Indagou a deputada para, em seguida ela mesma responder: “A porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Os agentes de saúde precisam de qualificação para informar bem sobre as questões de Saúde, já que eles vão lidar com a maioria da população”.
Drª Paula acrescentou que o agente de saúde é quem vai orientar as pessoas para procurar o médico. “Essa é a chave para que possamos reduzir o câncer de mama no nosso município”, declarou.
No que diz respeito a Cajazeiras, a deputada disse ser exitoso o trabalho de prevenção do câncer de mama realizado no Município. Mais do que isso, lembrou que Cajazeiras, na atual gestão do prefeito José Aldemir, conta com um Mamógrafo, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), obtido junto ao Ministério da Saúde, com apoio do deputado federal Agnaldo Ribeiro (Progressitas).
“O único exame que detecta um nódulo abaixo de um centímetro e que apresenta cura em torno de 95 por cento, é o Mamógrafo. E hoje Cajazeiras conta com esse equipamento”, finalizou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba