Política

Dilma manda ministros irem para as ruas em mobilização contra o zika

A ordem da presidente é aproximar o governo da população

Dilma e ministros

Ficou definido que pelo menos 19 ministérios vão participar do faxinaço no sábado. Cada ministro vai viajar para uma região do país, onde sairá às ruas, entrará em casas e conscientizará moradores da importância de limpar áreas de convivência. A presidente Dilma Rousseff vai visitar o Rio de Janeiro, estado sede das Olimpíadas. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner vai a São Luís. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, estará em Salvador, Tereza Campello (Desenvolvimento Social) no Recife e Juca Ferreira (Cultura) em Aracaju. Até mesmo o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, vai visitar casas em Brasília.

Serão 220 mil militares em 356 municípios, sendo 115 endêmicos e capitais, regiões metropolitanas e municípios com unidades militares. Segundo assessores do Planalto, o envolvimento dos agentes de endemias e comunitários de saúde caberá aos governos municipais, conforme articulação realizada com os estados, por meio da sala de controle e coordenação. As equipes farão a distribuição de materiais com orientações para a prevenção e o combate ao mosquito, além de conscientização.

Mais cedo, a presidente voltou a pedir ajuda a líderes religiosos para erradicar o mosquito. Em reunião com representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), Dilma fez um apelo para que os bispos envolvam a população que frequenta igrejas semanalmente para maior conscientização na limpeza de quintais e áreas comuns para que o Aedes aegypti não se prolifere.

Fonte: Estado de Minas