A soma de votos brancos e nulos no primeiro turno das eleições municipais em João Pessoa foi maior do que os votos individuais de 9 candidatos que disputaram o pleito deste ano. Ao todo, foram 46.298 eleitores que resolveram anular ou votar branco no primeiro turno, o que representa 11,26% da votação total.
O número revela um descontentamento do eleitor em relação aos candidatos que participaram do pleito, afinal, os eleitores estiveram no local de votação e mesmo assim preferiram não apoiar nenhum dos postulantes diante da urna.
A soma de brancos e nulos superou os votos de nomes “graúdos” da política paraibana, a exemplo de Ricardo Coutinho (PSB), ex-governador, que obteve apenas 10,68% dos votos. O ex-vereador e ex-deputado Raoni Mendes (DEM) ficou com apenas 4,27% dos votos.
Também tiveram menos votos João Almeida (Solidariedade) com 1,73%; Anísio Maia (PT) com 1,49%; Ítalo Guedes (PSOL) com 0,66%; Carlos Monteiro (Rede) com 0,26%; Rafael Freire (UP) com 0,24%; Rama Dantas (PSTU) com 0,09% e Camilo Duarte (PCO) que ficou com apenas 0,02%.
Já a abstenção foi de 111.120 em João Pessoa, o que corresponde a 21,28%, um número maior do que a votação do primeiro colocado na disputa, Cícero Lucena (PP), que ficou com 75.610 votos e 20,72% da votação. Dentre os motivos para o não comparecimento ou o voto nulo estão a pandemia do coronavírus e o descontentamento com a política, respectivamente, dizem analistas.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba