No intuito de tentar impedir o apoio do governo Lula ao nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) na sucessão da presidência da Câmara, o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) vem, nas últimas semanas, intensificando suas articulações.
Em uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (10), Elmar procurou convencer o Planalto a analisar seu apoio a Motta, argumentando uma outra candidatura que contemple os interesses do União Brasil, PSD e demais legendas do centro.
Este último movimento de Elmar ocorreu logo depois de um jantar, que reuniu os ministros Celso Sabatino(Turismo) e Juscelino Filho(Comunicações). Na ocasião, discutiram a respeito da manutenção de candidaturas e um consenso em cima deste tópico.
Porém, a saída de Marcos Pereira(Republicanos-SP) da disputa, tornou Motta o principal nome, contando com o apoio do PL, PP e Republicanos.
Dentre as justificativas de Elmar, a proximidade de Motta com Eduardo Cunha e seu retrospecto direcionado a pautas bolsonaristas seriam um dos impedimentos para uma boa relação com o Governo Federal.
Apesar disso, Motta permanece sendo favorito na disputa pela presidência da Câmara, garantindo uma base de apoio sólida em preparação para o processo eleitoral.