Câmara federal

Deputado Luiz Couto é indicado ao Prêmio Congresso em Foco 2023 em reconhecimento à sua atuação parlamentar

Foto: Divulgação

O Deputado federal Luiz Couto (PT/PB) está figurando na lista de parlamentares que disputam o “Prêmio Congresso em Foco 2023”. Anualmente o site premia os parlamentares mais atuantes da Câmara dos Deputados e do Senado. Ao todo, 420 deputados federais e 65 senadores participam da premiação mais importante da política brasileira. Luiz Couto já ganhou o prêmio na categoria “Melhores Deputados” nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.

Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.

A relação dos parlamentares que disputam o Prêmio foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.

Novidade

O Congresso em Foco apresenta uma novidade na premiação deste ano que é ao votar nos “Melhores da Câmara” e nos “Melhores do Senado”, o público também estará escolhendo os parlamentares que serão distinguidos regionalmente. Nesse caso, serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

Votação

Além da votação do público, feita pela internet, serão premiados os congressistas escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri especializado. Em todos os casos, a seleção será feita entre 7 e 31 de agosto, mas os nomes dos parlamentares premiados serão divulgados apenas em 21 de setembro.

Um grupo seleto de legisladores também concorre a duas categorias especiais: a Defesa da Educação, patrocinada pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, que tem o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Disputam tais categorias apenas congressistas que demonstraram, ao longo do ano, maior envolvimento com as pautas educacional e socioambiental.

Para isso, foram analisadas questões como atuação em comissões, frentes parlamentares e grupos de discussão voltados a essas causas; posicionamento em votações; formulação de propostas; e participação em debates sobre o assunto.

Os eleitores dos deputados e senadores que concorrem ao Prêmio Congresso em foco podem assistir ao um vídeo de como votar e escolher o seu parlamentar através do site:

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/video-saiba-como-votar-no-premio-congresso-em-foco-2023/

Fonte: Polêmica Paraíba com Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba com Assessoria