A emenda 153 de autoria do Deputado João Bosco Carneiro Junior, prevê a transferência de recursos para a ONG “OS SERTÕES” – Centro de Pesquisa, Estudos e Expressões Artísticas estabelecida no Município de Taperoá, PB, entidade sem fins lucrativos que trabalha com Cultura, Esportes e Turismo.
A presente emenda do Deputado João Bosco Junior, tem o objetivo de fortalecer as atividades desta ONG para que a mesma continue realizando atividades Culturais, de Turismo e Esportivas em prol dos munícipes. A referida entidade existe desde 1982 se tornando Oficial desde 2008 sempre abraçando e divulgando a Cultura da Cidade.
O município de Taperoá encontra-se no Planalto da Borborema, na parte central do Estado da Paraíba. Faz parte da Mesorregião da Borborema e da Microrregião do Cariri Ocidental. Fica há 245 km da capital, João Pessoa e há 120 km de Campina Grande. Limita-se com os municípios de Desterro, Livramento, Passagem, Salgadinho, São José dos Cordeiros, Parari, Santo André, Assunção, Areia de Baraúna e Cacimbas. A BR 230 e a PB 238 são as principais rodovias que dão acesso ao município.
Taperoá é famosa principalmente por seus personagens, alguns se tornaram nomes nacionais como, por exemplo, do escritor, teatrólogo, etc, Ariano Suassuna,autor de grandes obras, como: O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Ambas as obras ganharam destaque nacional, por terem tornado-se micro séries na Rede Globo de Televisão, sendo a última gravada na cidade de Taperoá.
São personagens importantes de Taperoá: Canhotinho, Fuba de Taperoá, Vital Farias, Abdias dos 8 Baixos, Zito Borborema, Dorgival Terceiro Neto e muitos outros. Como destaque cultural apontamos: o Sítio Arqueológico Lagoa do Escuro, a Pedra Furada, Grupo Cambindas, Os Cariris e a Banda de Música “Maestro José Ferreira de Sousa” fundada em 1912.
Com esta emenda o Deputado João Bosco Carneiro Junior demonstra continuar sendo um protagonista das ações culturais de vários municípios do estado a exemplo da excelente administração quando o mesmo foi Prefeito de Alagoa Grande, onde transformou a cultura da terra de Jackson do Pandeiro em um dos ícones mais importantes da economia local onde utilizando da mesma, na oportunidade, o Município se destacou no brejo paraibano como uma cidade Turística gerando emprego, renda, inclusão social e melhor padrão de vida para o seu povo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Alagoa Grande