O deputado estadual Jeová Campos (PSB) propôs, por meio de um Projeto de Lei Ordinária (PLO), a inclusão de conteúdos referentes à literatura paraibana na grade curricular do Ensino Médio das escolas públicas e privadas da Paraíba. A matéria ainda será apreciada no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Para justificar a proposta, o parlamentar destacou que a literatura paraibana é rica, diversificada e imensa e, que deixou seu legado para além das fronteiras do estado. O deputado citou nomes como Augusto dos Anjos, Pedro Américo, Ariano Suassuna e José Lins do Rego, que são referenciais de belas obras, conhecidos em todas as partes do Brasil.
De acordo com o parlamentar, o projeto tem como objetivo “dar maior visibilidade à literatura paraibana aos alunos dos estabelecimentos de ensino do Estado, proporcionando maior conhecimento da rica trajetória literária local”, disse.
“Essa foi uma forma que entendo ser salutar para enaltecer os valores literários paraibanos, sem prejuízo dos conteúdos relacionados aos grandes nomes da literatura nacional. Além dos já citados autores temos nomes como Bráulio Tavares, Elizabeth Marinheiro, Ivan Bichara, Marília Arnaud, entre tantos outros ilustres escritores que muitas vezes são reconhecidos lá fora, mas não têm o devido reconhecimento em sua própria terra natal, muitas vezes até por falta de incentivo e oportunidade”, destacou.
Fonte: com informações da assessoria
Créditos: com informações da assessoria