função social

Deputado Bosco Carneiro preside sessão especial em homenagem a Rede de Mulheres Advogadas em Sororidade

O Deputado João Bosco Junior presidiu nesta quinta-feira (21), uma sessão especial da Assembleia Legislativa da PB,  realizada em homenagem a Rede de Mulheres Advogadas em Sororidade. O fato se deu em virtude do Dia 17 de Novembro, ser o dia da Mulher Advogada através de Lei de autoria da Deputada Camila Toscano.

A mesa foi composta pelo PRESIDENTE DA OAB/PB, DR. PAULO MAIA; Dra. FRANCISCA LEITE, DIRETORA DA REDE DE SORORIDADE DA PB; Dra. MONICA LEMOS, PRESIDENTE DA COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA DA OAB/PB; Dr. ASSIS ALMEIDA, PRESIDENTE DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS; Dra. PRISCIlLA MACIEL, DIRETORA PEDAGÓGICA DA ESA; Dra. ISABELLE RAMALHO, DIRETORA ADJUNTA DA REDE DE SORORIDADE DA OAB/PB.

Além destas personalidades e outras mulheres que estão a se destacar na profissão de Advogadas na Paraiba, o plenário recebeu também a presença do Dr. Fabrício de Castro Oliveira, presidente da OAB Seccional da Bahia.

Usou da palavra o Dr. Paulo Maia que afirmou que “esta rede de mulher unidas em Sororidade é fruto da discriminação e preconceito que as mesmas ainda sofrem nos tempos atuais”. “A partir da Rede Sororidade a mulher é a primeira a ajudar na defesa de outra mulher”. “A sensibilidade da mulher é uma característica que a faz peculiar e a engrandece como ser humano”. “Que os meninos de hoje possam olhar para as mulheres amanhã livres do passado de violência”.

Já a Dra. Francisca Leite falou que “a ideia da Rede está centrada na empatia e companheirismo entre as mulheres Advogadas”.  A Rede atua na Capacitação profissional em Eventos; Enfrentamento a violência e discriminação contra a mulher; ações afirmativas das Advogadas da Terceira Idade e das jovens advogadas, etc. Visa sobretudo a igualdade de gêneros e cor dentre a estrutura da OAB do Brasil.  Visa lutar contra toda a forma de desigualdade e discriminação contra as mulheres.  Sororidade significa fraternidade, a irmandade, o bem querer da outra, a igualdade de direitos. Esta rede veio para ficar e precisa do abraço de todas as mulheres da seccional.

A Dra. Monica Lemos disse que “o engajamento masculino é necessário para que esta luta chegue mais longe e vá alem dos papos e seminários de mulheres ativistas”. A rede tem um projeto para reinserir as mulheres advogadas que por um motivo ou outro, desistiram da profissão. A mesma fez um discurso emocionada citando as dificuldades que a Advogada enfrenta no dia a dia na execução de sua profissão.

Já a Dra. Priscilla Maciel falou sobre o pequeno número de mulheres ocupando cargos nos diversos órgãos de serviços da sociedade. Disse que hoje era um dia marcante em sua vida por estar ali representando a OAB, a ESA e lembrou de outras mulheres que engrandecem a entidade.

A Dra. Isabelle Ramalho, Diretora Adjunta da rede, falou que nota-se uma inquietação das mulheres Advogadas pela busca de igualdade de direitos e oportunidades.  A mulher quando assume uma cadeira na advocacia, ela sabe que está entrando numa carreira que por muito tempo foi dominada pelos homens. Disse que as mulheres negras, “foram relegadas aos lares de brancos para cuidar de atividades que não eram de seu cotidiano e ainda hoje sofrem da invisibilidade e discriminação social”.  Precisamos entender a realidade de cada mulher e olharmos umas para as outras.  Sororidade significa que as mulheres precisam remar juntas para conseguirem um só objetivo.

A Dra. Karol Lopes falou que a Rede nasceu na 1ª Conferencia da Mulher Advogada da Paraiba. Falou do apoio dado pelo Presidente Paulo Maia na construção da Rede e lembrou que sua mãe é um símbolo desta luta das mulheres que mais se dedicam a esta luta por igualdade entre as mulheres

A Dra. Larissa Almeida, Tesoureira da OAB/PB, As mulheres precisam atuar na advocacia, de forma empreendedora. Escritórios devem ser montados por mulheres e compartilhados por homens e mulheres só assim, com este exemplo, outras mulheres virão se juntar a nós nesta luta.  Conclamou as mulheres em pensar em soluções uma vez que têm uma função social muito relevante no País.

Finalizando o Dep. Bosco Carneiro disse que “observa que a Rede de Sororidade tem uma função social importante além das funções advocatícias” Se colocou a disposição do movimento e parabenizou a Assembleia Legislativa pelo apoio e realização do evento.  REDE SORORIDADE: “Na luta contra todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres”.

Fonte: Blog Alagoa Grande Cidadania
Créditos: Blog Alagoa Grande Cidadania