Em busca de apoio para viabilizar registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido Aliança Pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro, já discute as eleições municipais de Outubro. Na Paraíba, a legenda já conseguiu mais de 2 mil assinaturas e promete intensificar a busca por adesões até Abril. O deputado estadual Cabo Gilberto informou, nesta sexta-feira (07), que vê tempo hábil para que a legenda dispute o pleito municipal.
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, ele colocou o nome à disposição da legenda para disputar a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Segundo ele, a decisão sobre a sucessão municipal caberá ao presidente Jair Bolsonaro. “Não sabemos ainda quem será o comandante do partido na Paraíba, estou colhendo as assinaturas, estou fazendo meu papel como apoiador do presidente. Nossa missão é na Assembleia, agora se existir uma determinação do presidente, se ele determinar que saiamos como candidato a prefeito, eu irei cumprir a determinação”, disse.
Para conseguir participar das eleições, a legenda bolsonarista precisa reunir 491.967 assinaturas de eleitores em apoio à nova sigla, o equivalente a 0,5% dos votos válidos para a Câmara na última eleição. Conforme as regras, o apoio deverá estar distribuído, ao menos, em nove estados, com ao menos 54.663 assinaturas em cada um, o equivalente a 0,1% dos votos. As assinaturas terão que ser validadas por cartórios eleitorais.
Na Paraíba, uma outra corrente do Aliança Pelo Brasil é orientada pelo advogada pelo advogado Rui Galdino. Na última semana, ele sugeriu o nome do deputado estadual Eduardo Carneiro como provável candidato da legenda na disputa pela Prefeitura da Capital. Em entrevista nesta sexta-feira, ele ressaltou, porém, que o foco da legenda é conseguir o registro junto à Justiça Eleitoral.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba