A TV Manaíra realizou na noite desta quinta-feira, 16, o segundo debate entre os candidatos ao governo da Paraíba. A diferença de hoje é que o embate de ideias contará com as presenças dos cinco postulantes ao mais importante cargo do poder executivo estadual, João Azevedo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL).
O quarto e último bloco começou com perguntas de eleitores para João Azevedo perguntando sobre emprego e renda. O candidato respondeu que a Paraíba não tinha estrutura para atrair novas empresas e agora tem estradas, segurança e preparo para atrair novas empresas, segundo ele, tudo que foi feito nos últimos oito anos prepararam a Paraíba para o atual momento. No mesmo tema, Maranhão disse que o desenvolvimento economico e humano do estado são prioridades . João disse que a Paraíba não é geradora de empregos, mas é responsavel por atrair empresas que gerem empregos, ele falou sobre o custeio de saúde e sobre a importância de manter o hospitais funcionando. Na réplica, Maranhão disse que contruiu os hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande, João retrucou e disse que o Hospital de CG foi concluido pela atual gestão.
A segunda rodada teve pergunta sobre direitos humanos para Rama Dantas. A candidata falou da necessidade de fazer uma reparação histórica para mulheres e população negra e pobre, ela disse que os conselhos populares terão o importante papel de construir um projeto de direitos humanos. João Azevedo falou sobre o importante papel do Orçamento Democrático Estadual, que ouviu a população de toda a Paraíba. Rama disse que o ODE não resolve os problemas do povo pobre, ela disse que a Assembleia Legislativa é um balcão de serviços e disse que é preciso empoderar o povo e coloca-lo no comando das decisões. Na réplica, João Azevedo voltou a defeder o ODE e disse que o Poder Legislativo é importante para que o trabalho seja realizado. Na tréplica, Rama defendeu mobilizações populares para pressionar os deputados a agirem a favor do povo paraibano.
A terceira rodada teve pergunta de uma eleitora para José Maranhão sobre educação para crianças e adolescentes. Maranhão disse que vai priorizar a educação das crianças, assim como fez quando foi governador anteriormente. Rama disse que está na moda reformar escolas e implantar a educaão integral e questionou-o sobre seu planejamento para este setor. Maranhão disse que é importante construir escolas adequadas para que a Paraíba tenha um padrão de qualidade, já que ele considera a educação integral um avanço necessário. Na réplica, Rama duvidou que Maranhão tenha interesse de mudar a educação para o povo negro, índigena e pobre. Maranhão disse que Rama está com “espírito de emulação” desqualificando os adversários presentes no debate.
A quarta rodada do debate teve pergunta de um eleitor para Tárcio Teixeira sobre ações sociais. Tárcio respondeu que vai interiorizar ações humanizadas e criar politicas especificas de assistência social para atender os jovens que cumprem medidas socioeducativas, por exemplo. Lucélio perguntou a Tárcio sobre o plenajamento para a juventude e falou sobre o projeto de música erudita que pretende ensinar músicas aos alunos. Tárcio disse que a juventude terá voz no Congresso do Povo e afirmou que haverá um rezoenamento em todo o estado para que haja individualidade e nenhuma imposição, ele voltou a citar Cássio Cunha Lima como um impedimento para que Lucélio consiga realizar os projetos que apresentou. Na réplica, Lucélio disse que seu padrinho é o povo da Paraíba. Na tréplica, Tárcio disse que Cássio é padrinho político de Lucélio e votou a favor do congelamento de gastos pelos próximos 20 anos.
A quinta rodada teve pergunta de uma eleitora para Lucelio Cartaxo sobre a manutenção do programa Gira Mundo. O candidato disse que tem a intenção de ampliar o programa para incluir mais estudantes, assim como implantar escolas bilingues. Com o mesmo tema, Tárcio Teixeira questionou Lucelio sobre o ataque ao meio ambiente e o que ele vai fazer para educar as pessoas sobre a importância do meio ambiente nas escolas. Lucélio disse que é fundamental investir no meio ambiente, já que a Paraíba tem importantes reservas, e pontuou que pretende investir nas energias renovaveis, solar e eólica. Na réplica, Tárcio disse que educação ambiental deve ser uma realidade para estudantes desde a educação básica até o ensino médio tratando de preservação. Na tréplica, Lucélio disse que acredita que a educação pode transformar a cidade, o estado e o país. Ele finalizou dizendo que vai transformar o estado da Paraíba.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba