respondendo os eleitores

DEBATE NA MANAÍRA: 2º bloco teve nostalgia de Maranhão e propostas em mobilidade, segurança e infraestrutura

A TV Manaíra, afiliada a TV Bandeirantes, realizou na noite desta quinta-feira, 16, o segundo debate entre os candidatos ao governo da Paraíba. Com a presença dos cinco postulantes e sob a mediação da jornalista Rejane Negreiros, foram apresentadas propostas e embate de ideias.

Participam do debate João Azevedo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL).

O segundo bloco do debate teve perguntas dos eleitores aos candidatos. A primeira pergunta foi sobre propostas para melhorar o ensino de escolas públicas da Paraíba e, por sorteio, quem repondeu foi Rama Dantas. Ela disse que o atual projeto de educação integral “expulsa os alunos” da escola, ela disse que sua proposta é de escolas públicas e de qualidade, ela reclamou que as escolas não tem estrutura, não tem refeitório e denunciou que “alunos e professores passam mal dentro das escolas”.

Ainda na primeira rodada, Lucelio foi sorteado para falar sobre educação com Rama Dantas e ele quer saber o que ela pensa sobre a inclusão nas escolas, sobretudo com cuidadores. Rama disse que “a educação no estado é relegado a segundo plano” e denunciou que a Prefeitura de João Pessoa também não tem cuidadoras. Na réplica, Lucélio disse que a PMJP tem cuidadores e transporte para os alunos, ele garantiu que, se for eleito governador, vai fazer concurso para cuidadores para as escolas do ensino médio da Paraíba. Na tréplica, Rama disse que Lucélio parece viver na Suecia e duvidou que as propostas de Lucélio para a educação seja posta em prática, mesmo se ele for eleito.

A segunda rodada teve pergunta de eleitor para José Maranhão sobre infraestrutura e moradia. Maranhão disse que sua proposta é continuar a construção de moradias e pontuou que bateu o recorde na construção de casas populares. Maranhão garantiu que fará parcerias para construir casas para retirar as pessoas das “favelas”. Com o mesmo tema, Rama Dantas perguntou a Maranhão de onde ele vai tirar dinheiro para construit tantas casas populares. Maranhão disse que o Brasil tem um banco voltado para o atendimento das necessidades do povo no quesito moradia, além disso, Maranhão garantiu que se o governo economizar tem como fazer as obras com recursos próprios. Na réplica, Rama disse que  dinheiro existe no Brasil e pontuou que há 130 mil famílias sem casa, ela sugeriu ainda que os recursos podem ser obtidos com redução de isenção fiscal. Maranhão rebateu, na réplica, dizendo que a isençao fiscal éimportante para garantir empregos e desenvolvimento.

A terceira rodada teve pergunta de uma eleitora ao candidato Tárcio Teixeira sobre poíticas públicas voltadas às mulheres. Tárcio disse que seu planejamento é envolver as mulheres em sua gestão, fazendo-as participar das decisões de sua gestão, ele pontuou que os recursos das pastas voltadas às mulheres são poucos e garantiu que haverá atenção especial para que as mulheres possam sentir-se seguras em ônibus e na hora do parto. Com o mesmo tema, Maranhão falou sobre interação virtual e destacou o sistema de interação que lançou nesta quinta-feira. Na resposta, Tárcio disse que as mulheres vão assumir posição de comando, inclusive nas Polícias Militar e Civil. Na réplica, Maranhão disse que “nenhum programa de governo, que se preze, pode ser feito sem as partes interessadas” e destacou que já fazia isso quando foi governador anos atrás. Na tréplica, Tárcio disse que seu programa de governo teve várias mulheres reunidas construindo propostas de políticas públicas.

A quarta rodada teve pergunta de um eleitor a Lucelio Cartaxo sobre mobilidade urbana. Lucélio disse que vai investir nas vias públicas para que as pessoas cheguem mais rápido ao seu destino, tendo mais tempo para cuidar da sua família. João Azevedo disse que as obras mais importantes de mobilidade em João Pessoa e Campina Grande foram feitas pelo governo estadual. Lucélio disse que João Pessoa tem política de investimento em mobilidade e pontuou que a capital tem programas de asfaltamento e citou a obra da Avenida Beira Rio, garantindo que haverá mais recursos ainda. Na réplica, João Azevedo disse que Lucélio so falou em uma obra de mobilidade e apresentou seu projeto de construir o arco metropolitano, que vai facilitar o tráfego de veículos. Na tréplica, Lucélio disse que tem projetos e cobrou um debate de alto nível.

A quinta rodada teve pergunta de eleitor para João Azevedo sobre contratação de pessoal e pagamento de salários. Azevedo garantiu que haverá concurso para preencher mais quatro mil vagas na educação estadual e lembrou que o governo vem cumprindo o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores estaduais. Tárcio Teixeira disse que os servidores públicos não são respeitados pela gestão atual e quer saber como João Azevedo vai tratar os servidores, se for eleito. João falou sobre o aumento dos salários de professores e policiais, além de citar programas de incentivo como o 14º e o 15º salários para a educação. Na réplica, Tárcio disse que João tem usado discurso fácil e não tem dificuldades para comprar a feira no início do mês, ele reclamou que o salário dos servidores não é respeitado, para Tárcio são “penduricalhos”. Na tréplica, João Azevedo falou sobre o reajuste feito nos últimos anos e disse que é muito fácil confirmar os dados apresentados, basta procurar no Sagres.

 

Foto: TV Manaíra

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba