Uma decisão da Justiça Eleitoral suspendeu, nesta segunda-feira (09), a divulgação de mais uma pesquisa de intenção de votos em São Bento. A determinação é do juiz José Normando Fernandes, da 69ª Eleitoral, que acolheu uma representação do candidato a vereador Rodolpho Diniz Alves contra a empresa Opinião Pesquisas.
Conforme a decisão, a urgência da suspensão ocorre pela da data de divulgação dos números, prevista para hoje. “De outro lado, a plausibilidade jurídica das alegações se demonstra diante das irregularidades expostas acima, sobretudo a desconformidade dos percentuais utilizados para os critérios de grau de instrução, quando comparados com os dados das fontes públicas de pesquisa”, disse o magistrado.
O autor da ação afirmou que a pesquisa contém dados divergentes acerca dos indicadores referentes a grau de instrução, se comparados com os dados existentes nas fontes públicas (TSE), o que foi acatado pelo juiz. “Ora, os números, quando fora do contexto e dos parâmetros legais, podem induzir a erro e apresentar conclusões equivocadas. Vislumbro aqui um prejuízo à correta interpretação dos dados e aos mecanismos de verificação por parte da sociedade”, disse.
O magistrado, então, determinou a imediata suspensão da pesquisa eleitoral registrada sob o nº PB-05136/2020 até o julgamento definitivo da presente ação, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) pelo descumprimento.
Ontem, o juiz eleitoral Artur Monteiro Lins Fialho determinou a suspensão da divulgação de outra pesquisa, realizada pela empresa Empresa Gustavo Roque Tenório/Resenha+, também por erros nos dados apresentados no levantamento.
Para ler a decisão, clique a seguir:
https://www.polemicaparaiba.com.br/politica/evidencia-de-irregularidade-tre-pb-determina-suspensao-de-pesquisa-eleitoral-em-sao-bento-veja-decisao/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba