Notadamente conhecido por ser crítico da Rede Globo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou em 75% o gasto com publicidade na emissora entre janeiro e junho deste ano, se comparado ao mesmo período de 2021. Os dados são do portal UOL.
Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro tem utilizado o espaço na mídia para divulgar obras e programas realizados em seu primeiro mandato. Durante o período analisado pelo UOL, o governo federal pagou R$ 11,4 milhões em material publicitário de televisão veiculado em âmbito nacional e regional.
No mesmo período do ano passado, foram gastos R$ 6,5 milhões à emissora, um aumento de 75%. Os dados são da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom).
O levantamento do UOL ainda percebeu que o perfil de investimento também mudou. Em 2021 a Secom pagou a Globo para ter 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e dez para material institucional. Para este ano, foram 72 campanhas institucionais e apenas duas intituladas como “utilidade pública”.
Se somados os quatro anos de gestão do presidente, 2022 representa 41% do total destinado à compra de espaço publicitário na Globo, isso com apenas seis meses corridos.
Se somar as outras quatro maiores emissoras de TV aberta do país, (SBT, Rede TV, Record e Band), o governo federal já pagou R$ 33 milhões em publicidade em 2022, o maior valor desde 2019.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba