Prosseguindo com a série de matérias sobre os planos de governo dos candidatos à prefeitura de João Pessoa. Confira a seguir o plano de governo do candidato Marcelo Queiroga, (PL). O candidato apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O documento tem 64 páginas com medidas que o candidato pretende cumprir caso seja eleito. Para ver o documento na íntegra acesse o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand).
Confira os destaques nas áreas de saúde, educação e segurança
Saúde
O candidato promete expandir o acesso à saúde básica, aumentando a cobertura da rede de unidades de saúde da família, estendendo os horários de funcionamento das unidades de atenção primária à saúde e preenchendo vagas nas equipes, assim, melhorando o atendimento à população de forma rápida, eficiente e humanizada.
Faz parte do projeto do candidato, investir em tecnologia para evoluir o acesso à saúde, equipando a rede primária e garantindo diagnósticos precisos. Assim como, coletar e registrar dados para otimizar os atendimentos. Ele pretende reformar e reequipar as unidades de saúde da família, garantindo infraestrutura e insumos de qualidade, criar um centro de diagnóstico por imagem e assegurar atendimento de qualidade a todos, especialmente à mulher, pessoa com deficiência e idosos.
O candidato deseja valorizar a vida desde a concepção, criando redes de saúde neonatal e infantil, e um centro de saúde municipal especializado para pessoa com deficiência. Ele pretende reforçar a rede municipal de atenção à saúde mental, ampliando o atendimento e reestruturando as unidades CAPS. Apoiar famílias de pacientes atípicos, implementar políticas de saúde mental nas escolas, assim como, expandir as policlínicas municipais descentralizadas para atender todas as regiões da capital.
Educação
A meta do candidato é oferecer educação de qualidade em todos os níveis e modalidades, tanto no setor público quanto no setor privado. Adotar eixos estratégicos como conhecer o perfil dos estudantes, apoiar as famílias, cuidar dos profissionais da educação, universalizar o atendimento escolar, assim como, gerir as escolas com qualidade, alcançando a excelência acadêmica e formando cidadãos plenos.
O candidato promete trabalhar em conjunto com redes públicas e privadas para garantir acesso, permanência, aprendizagem e conclusão dos estudos. Ampliando a oferta de educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional, considerando demandas e oportunidades de desenvolvimento.
Estão no plano de governo do candidato, estabelecer parcerias e redes de apoio para promover a educação como direito de todos. Garantir acesso à educação, ampliando vagas na educação infantil e ensino fundamental, garantindo qualidade da infraestrutura e do atendimento educacional. Ele pretende implementar escolas cívico-militares visando melhorar qualidade, disciplina e valores. Ampliar a oferta de educação integral nas escolas municipais, oferecendo alimentação escolar de qualidade e estimular a implantação de hortas e jardinagem nas escolas.
Outras medidas incluem, monitorar resultados educacionais, desenvolver ensino de língua estrangeira e educação financeira, valorizando o quadro de professores e de técnicos administrativos de todas as unidades. Ele pretende aperfeiçoar as atividades de gestão educacional com o auxílio do formação pela escola, que tem por objetivo fortalecer a atuação dos agentes envolvidos na execução e controle dos programas educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e pelo orçamento público municipal.
Segurança
O candidato promete promover a segurança pública revitalizando áreas de alto risco com parcerias privadas, recuperando, demolindo ou vendendo imóveis abandonados. Investir em iluminação adequada e adaptar os Business Improvement Districts para a realidade pessoense.
Outras propostas incluem, reforçar a presença da guarda civil municipal com ações estratégicas, tecnologia e o grupo de operações táticas (GOTE). Implementar a metodologia CPTED (Prevenção ao Crime Através do Design Ambiental), assim como, intensificar rondas e patrulhas, integrando ações com Semob e Polícias para prevenir crimes.
O candidato prevê estudar a criação de um consórcio intermunicipal e modernizar o videomonitoramento, conectando-o ao CICC. Tal como, criar um observatório de prevenção da violência e identificação das áreas com necessidade de estabilização de encostas e controle de drenagem.
Ele promete também, implementar um sistema de alertas de alagamentos, otimizando os serviços da COMPDEC e elaboração de um plano municipal de redução de riscos. Assim como, fiscalizar construções em áreas de risco de forma mais eficaz.