Com o prazo final de homologação das chapas para prefeito e vice-prefeito encerrado na última quarta-feira (16), já é possível ter uma noção de quais candidatos terão o maior tempo de exibição de guia eleitoral durante a propaganda eleitoral gratuita.
Para primeiro turno, a propaganda eleitoral gratuita será veiculada na televisão e no rádio entre 9 de outubro e 12 de novembro. No segundo turno, terá início no dia 20 de novembro e vai até dia 27 do mesmo mês. As eleições estão marcadas para 15 de novembro, em 1º turno, e 29 de novembro caso haja a necessidade de 2º turno.
Para as eleições municipais de 2020, serão dois espaços de tempo, tanto para rádio como para televisão. Para o rádio, serão dois momentos de exibição: de 7h as 7h10 da manhã e de 12h às 12h10 da tarde. Para televisão, os horários são de 13h as 13h10 e de 20h30 as 20h40. Esses horários se aplicam apenas para os candidatos a prefeito e vice-prefeito. As propagandas serão exibidas de segunda-feira a sábado.
O tempo de cada candidato é definido de acordo com a distribuição partidária dos assentos na Câmara dos Deputados no dia 31 de agosto, data escolhida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização do cálculo. A partir da quantidade de partidos em sua coligação, o somatório é feito. Essa conta gera 90% do tempo total de cada candidato. Os outros 10% são distribuídos igualmente para todos os partidos. Contudo, para eleições majoritárias, como é o caso da eleição para prefeito, só são contabilizados os seis maiores partidos da coligação.
A conta oficial só será definida no dia 26 deste mês, data limite para que os partidos façam o requerimento de registro de candidatura junto ao TSE, onde serão analisadas possíveis irregularidades dos candidatos.
Até o fechamento desta matéria, o candidato que terá maior tempo de guia eleitoral será Ruy Carneiro (PSDB) com 117,8 segundos. Em seguida vem Cícero Lucena (PP), com 111,92. João Almeida (SD) vem em terceiro com 72,06 segundos, seguido de Anísio Maia (PT), com 71 segundos, caso seja confirmada sua candidatura com Percival Henriques (PCdoB) como vice.
Em quinto lugar na tabela figura Edilma Freire (PV), com 47,56 segundos. Em seguida, Raoni Mendes (DEM) com 45,75 segundos, Nilvan Ferreira (MDB), com 37,61 segundos e Ricardo Coutinho (PSB) com 35,50 segundos. Se for confirmado o apoio do PT à candidatura de Ricardo, esse número sobe para 94,16 segundos.
Atrás de Ricardo Coutinho, na nona posição, está posicionado o candidato Wallber Virgolino (Patriota) com 14,16 segundos, seguido de Pablo Honorato (PSOL) com 12,34 e Carlos Monteiro (Rede) com 2,87.
Os últimos três candidatos, Rama Dantas (PSTU), Rafael Freire (UP) e Camilo Duarte (PCO) não terão tempo de propaganda eleitoral gratuita oriundos das bancadas dos seus respectivos partidos na Câmara dos Deputados.
Lembrando que a esses tempos serão adicionados o tempo igualitário que será definido pelo TSE no próximo dia 26 de setembro. Esses números são referentes apenas à representação partidária de cada partido na Câmara. Portanto, essa conta ainda sofrerá alterações.
Vereadores
Para vereadores, haverá a chamada Inserção, onde durante o dia, emissoras de rádio e TV serão obrigados a passar 70 minutos de propaganda eleitoral ao todo, entre 5h da manhã e meia noite. Desses 70 minutos, 60% (42 minutos) são para candidatos a prefeito e vice, e 40% (28 minutos) para candidatos a vereador.
Neste caso, as emissoras escolhem em que momento de sua programação irão exibir a propaganda. Cada exibição deve durar 30 ou 60 segundos. A ordem de veiculação das campanhas e inserções serão conhecidas por meio de sorteio, realizado pelo TSE.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba