Polêmica

Conheça as candidatas acusadas de terem sido laranjas na campanha para vereador em João Pessoa 

Diversas ações estão sendo movidas na Justiça Eleitoral, alegando supostas fraudes na cota de gênero na composição das chapas de vereadores de alguns partidos.

Conheça as candidatas acusadas de terem sido laranjas na campanha para vereador em João Pessoa 

A disputa pela Câmara Municipal de João Pessoa ainda não parece ter chegado ao fim, mesmo após as eleições de 6 de outubro. Isso porque diversas ações estão sendo movidas na Justiça Eleitoral, alegando supostas fraudes na cota de gênero na composição das chapas de vereadores de alguns partidos.

A ação mais antiga foi movida pela candidata a vereadora do PDT Tatiana Oliveira, viúva do ex-deputado Genival Mathias. Ela questionou o PSD de ter cometido fraude à cota de gênero nas eleições para a Câmara Municipal de João Pessoa. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi apresentada à 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa nesta sexta-feira (29) e pode interferir na eleição dos vereadores Dinho Dowsley e Guga Moov Jampa. De acordo com Tatiana, a ex-candidata, Gorete Sales participou das eleições mesmo já tendo impedimento.

A segunda ação foi movida pelo suplente de vereador do Mobiliza, Alexandre Ítalo, onde apresentou uma ação na Justiça Eleitoral acusando o MDB de fraudar a cota de gênero nas eleições para a Câmara Municipal de João Pessoa. A denúncia pode impactar diretamente a reeleição do vereador Milanez Neto (MDB), onde Alexandre quer sua vaga. De acordo com as acusações, a ex-candidata do partido Joviane Sousa não recebeu fundos eleitorais nem votos. 

A última ação e que pode ser mais séria, podendo afetar o mandato de três vereadores do PL, o PDT foi quem ajuizou a terceira ação na Corte Eleitoral da Paraíba. De acordo com a ação, as candidatas Elaine Souza, Jessyca Luana e Helô Tavares receberam juntas do PL R$375 mil para as suas campanhas, mas juntas elas não tiveram nem 200 votos. A acusação diz ainda que o dinheiro foi usado na campanha de outros candidatos do partido. Diante disso, os vereadores eleitos Durval Ferreira, Carlão Pelo Bem e Fábio Lopes estão com suas candidaturas comprometidas.