Eleições 2022

Confira o Esquadrão de Federais do PSB, que irão disputar uma vaga em Brasília

A disputa por uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federal estão a todo vapor, e um dos principais partidos do estado, é o PSB.

A disputa por uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federal estão a todo vapor, e um dos principais partidos do estado, é o PSB.

Após divergências que culminaram respectivamente nas saídas de João Azevêdo e Ricardo Coutinho, o PSB que foi por muito tempo, o maior partido do estado, alcançou números tímidos nas últimas eleições e estava um tanto quanto esquecido nas projeções para 2022.

Mas a volta do Governador João Azevêdo, aos quadros do partido trouxe de volta o protagonismo perdido nos últimos anos, e a força necessária para a reinvenção do PSB na Paraíba.

Nessa matéria vamos elencar os nomes que vão disputar uma vaga a Câmara, pelo PSB.

Gervásio Maia

O único Deputado Federal do PSB, Gervásio Maia fincou o pé e não largou o partido nas piores situações e se consolidou como uma das principais figuras do PSB no estado.

Ao não abandonar o barco, Gervásio agora colhe os louros nesse renascimento do PSB, ” O partido está em um momento muito bom, várias lideranças importantes estão se filiando. A nossa perspectiva é de voltarmos a ser o maior partido do estado”.

O Deputado afirma que essa eleição tem tudo para ser a mais vitoriosa da história do partido,” Nós estamos formando a melhor chapa de todas que o PSB, já montou. É uma chapa extremamente competitiva, em 2018 só tivemos um Federal eleito e hoje junto ao diretório nacional, temos a convicção de que iremos eleger pelo menos dois Deputados Federais, estamos trazendo ótimos nomes para o partido e vamos tentar eleger o maior número de candidatos possível”.

Em relação a volta de João ao PSB, Gervásio só tem elogios, ” A candidatura do Governador é reconhecida nacionalmente, por ser uma gestão pública diferenciada, a Paraíba com João, cumpre suas obrigações rigorosamente em dia e tem lançado planos que melhoram a vida dos mais humildes”.

“Podemos mencionar os pacotes de investimento nas criações de creches, e na implementação do Tá na Mesa em mais de 70 municípios. O Tá na Mesa, é um programa extraordinário, que está ajudando os mais necessitados em um momento difícil na economia brasileira, e que graças ao Governador está saindo do papel. Vamos fortalecer o PSB e reeleger João Azevêdo”.

Sandra Marrocos

A ex-Vereadora da Capital, Sandra Marrocos, irá pleitear pela segunda vez uma vaga na Câmara Federal.

Após não conseguir voltar à Câmara de Vereadores pelo PT em 2020, Sandra retornou ao PSB em 2021, e tenta trazer a figura da mulher com mais força e representatividade na Câmara, ” O que mais me motiva é a pauta feminina, necessitamos de uma maior participação na política, e de mais mulheres nos espaços de poder. A minha candidatura é pensada na representatividade feminina na Câmara Federal e na evolução do diálogo sobre essa questão na Paraíba”.

” A nossa companheira de partido Rafaela Camaraense, é outra candidata fortíssima ao pleito, nós duas conversamos muito sobre a situação da mulher nos espaços de poder, eu tive 24 mil votos em 2018, desses 14 mil, só em João Pessoa. Rafaela foi candidata a Deputada Estadual, obtendo 17 mil votos, esses números mostram que somos duas candidatas testadas e com densidade eleitoral na Paraíba. Nós duas e outras companheiras de PSB, vamos disputar essa eleição e mostrar a força da mulher na política paraibana”.

Sandra acredita ter feito a coisa certa ao voltar para o PSB, ” Quando retornei ao partido, combinei junto com Gervásio, uma nova roupagem e o fortalecimento do PSB, com a volta de João, isso se amplia muito mais, agora nós temos o Governo do Estado ao nosso lado, essa é a hora de ouvirmos a base e de aproveitar esse novo momento do PSB. A nossa tarefa como partido, é reeleger João Azevêdo, e organizar um PSB sólido nas disputas pela Câmara e pela Assembleia”.

Geraldo Medeiros

O Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, é um dos principais nomes cotados pelo PSB, na disputa em 2022.

Geraldo é elogiado no partido, pela forma que conduziu o combate a pandemia na Paraíba. Hoje, ele tem a visibilidade e o reconhecimento que poucos possuem ao lado de João Azevêdo.

O Secretário ainda não confirma a sua candidatura, mas elogia a escolha do Governador pelo PSB, ” O PSB, é um partido com substrato ideológico, a inclusão de João no PSB, só agrega ao partido e o torna cada vez mais forte”.

” A minha candidatura, não é uma questão de querer, mas sim de como eu penso a política partidária. Nesta semana, iremos tomar a nossa decisão e comunicar a toda Paraíba”.

Renato Meireles

Representando o Brejo e a cidade de Guarabira, o vereador Renato Meireles tenta a vaga na Câmera, na sua primeira disputa estadual.

Após seguir João Azevêdo em 2020, se filiando ao Cidadania, Renato conseguiu ser um dos vereadores mais votados de Guarabira, e espera levar a sua boa votação a toda Paraíba, ” Faz seis meses que eu construo essa ideia, de ser o representante do brejo e de Guarabira, no Congresso Nacional, estamos percorrendo toda a região, e a nossa candidatura está mais forte do que nunca”.

“Saí do PSB por ocasião daqueles problemas, com João e Ricardo, e agora o Cidadania está formando uma aliança com o PSDB, e eu não posso como vereador de oposição, me aliar ao PSDB da minha cidade, e por isso voltamos com muita alegria ao PSB, para lutar por Guarabira e região”.

O vereador não acredita que ser iniciante em uma eleição em âmbito estadual, seja problema, ” Eu trago na minha bagagem a história do meu pai, Beto Meireles que em 1998, também vereador de Guarabira, foi eleito Deputado Federal, mas após a recontagem dos votos teve a sua candidatura cassada, o povo quis Beto Meireles, mas os poderosos da época foram contra. E isso mostra que mesmo sem experiência estadual, temos chance de brigar e de sermos eleitos no pleito de outubro”.

Rafaela Camaraense

A secretária estadual de Juventude, Rafaela Camaraense, vai disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano.

Eleita vereadora em Cuité no ano de 2012 e reeleita em 2016. Em 2018 candidatou-se a deputada estadual, onde obteve mais de 16 mil votos. Em agosto de 2020, foi convidada pelo governador João Azevedo para assumir a Secretaria Executiva da Juventude da Paraíba.

“Tenho certeza que a minha filiação ao PSB não poderia ter acontecido em momento melhor: no instante em que o partido se reformula na Paraíba, crescendo, sendo plural, aberto ao diálogo e disposto a se reestruturar com a força das ideias que querem o avanço do nosso Estado”,

Rafaela acredita que a experiência em 2018 e na Secretaria da Juventude a credenciam, na disputa por uma das 12 vagas do estado, em Brasília, ” Nós vemos com bons olhos, a nossa candidatura, a nossa rede de apoio tem crescido muito, a cada dia que passa, mais lideranças se juntam ao nosso projeto. A região do Curimataú precisa de uma representante na Câmara Federal”.

A Secretária segue a mesma linha de Sandra Marrocos, e acredita que as mulheres precisam ser mais representadas na política, ” A gente precisa que os eleitos na Câmara, tenham a cara do povo paraibano e brasileiro, somos 52% de mulheres na população, e temos pouca representatividade na política. Precisamos mostrar às mulheres que nós estamos, lutando por elas, e tenho certeza que o percentual de mulheres votando em outras mulheres, irá aumentar nessa eleição”.

Ricardo Barbosa

O deputado estadual Ricardo Barbosa também será candidato a Deputado Federal nas Eleições de 2022.

Ricardo Barbosa está no seu terceiro mandato como deputado estadual, O parlamentar traz em sua bagagem, a ocupação em diversos cargos no Executivo. Dentre entre eles, o da Secretaria Executiva Estadual de Obras do PAC e a da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba.

A permanência de Ricardo na legenda ocorreu após a decisão de retorno do governador João Azevêdo ao partido, nos bastidores existiam articulações para levar Barbosa para outras agremiações, a exemplo do União Brasil.

“Faremos talvez a maior bancada na Assembleia Legislativa. Estaremos brigando também para ser a maior bancada na Câmara Federal.”, afirmou o deputado.

 

 

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba