Uma comitiva da Assembleia Legislativa composta por 13 deputados, incluindo o presidente Adriano Galdino, visitou nesta sexta-feira (13) as obras do Canal Acauã-Araçagi. Os integrantes da Frente Parlamentar das Águas e outros deputados percorreram cerca de 20 quilômetros do lote I da maior obra hídrica da Paraíba e destacaram sua importância para o desenvolvimento da economia de 38 municípios das regiões do Vale do Paraíba e do Brejo.
O presidente Adriano Galdino destacou que o sistema adutor beneficiará cerca de 600 mil pessoas e deverá “trazer qualidade de vida, desenvolvimento e melhorar bastante a autoestima da população porque mudará o perfil sócio-econômico da região”.
De acordo com Adriano Galdino, a Assembleia Legislativa cumpre sua função através da Frente Parlamentar das Águas. “O papel da Frente é dialogar com a sociedade civil organizada, com o povo paraibano e acima de tudo cobrar a dívida social que a União tem com a Paraíba e com o Nordeste. Cabe a nós nos unir para cobrar do governo federal essa dívida social com a Paraíba para que tenhamos cada vez mais obras hídricas estruturantes para a convivência com a seca”, avaliou.
Antes de ir a campo, os parlamentares ouviram exposição sobre a obra apresentada pelo engenheiro Alexandre Machado, da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, que é o gerente do Governo na obra.
Na opinião do presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Jeová Campos, a Assembleia Legislativa da Paraíba marca um novo tempo com esse início de visitas a obras hídricas no Estado. O parlamentar destacou que a obra tem muita importância e precisa ser conhecida pelos paraibanos. “De fato o governo da Paraíba está preocupado com a questão da água e a Assembleia Legislativa precisa estar acompanhando para ajudar na mobilização em busca de mais recursos”, comentou.
Jeová acrescentou que após a visita o Poder Legislativo da Paraíba terá uma visão de conjunto sobre a dimensão e a importância que o Canal Acauã-Araçagi tem para o Estado. Ele agradeceu o apoio do presidente Adriano Galdino à Frente e aos 12 deputados que integraram a comitiva, além dos deputados José Aldemir, Estela Bezerra e Anísio Maia, que enviaram representantes.
Além de Adriano Galdino e Jeová Campos, visitaram as obras os deputados Buba Germano, Renato Gadelha, Tovar Correia Lima, Caio Roberto, Nabor Wanderley, Doda de Tião, João Gonçalves, João Bosco Carneiro, Zé Paulo, Janduhy Carneiro e Galego de Sousa.
Para o presidente da Frente Parlamentar das Águas os deputados também terão na agenda de trabalho as ações emergenciais como perfuração de poços e carros-pipa para socorrer as áreas mais críticas atingidas pela estiagem que já dura quatro anos.
O deputado Janduhy Carneiro, destacou que fortalecer a cobrança de mais ações e mais recursos do governo federal é uma das principais metas da Frente Parlamentar das Águas. “O objetivo de nossa visita foi fiscalizar o andamento das obras, darmos sugestões e vamos fazer isto discutindo com a população, como vamos para Sousa, Cajazeiras, a região de Patos, Pombal, Picuí, enfim, estamos visitando essas regiões com escassez de água”. O parlamentar defende que o povo participe e Frente buscará ouvir a população. Janduhy revelou que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) não está recebendo o volume de recursos necessários por parte do governo federal para abastecer comunidades. “Pedir ajuda ao governo federal, que dê o mesmo tratamento aos estados do Nordeste a exemplo do que está dando a São Paulo e Minas Gerais”, ressaltou.
Na avaliação do deputado Buba Germano, o Canal Acauã-Araçagi é uma obra complementar da Transposição de Águas do São Francisco e é tecnicamente bem elaborada. “Politicamente, nós precisamos da garantia do Ministério da Integração Nacional para que a Paraíba receba o mais rápido possível os meios de conclusão dessa importante obra. O governo do Estado está no caminho certo e a gente vem aqui dar suporte e fazer pressão no Ministério para que ele pague essa dívida com a região Nordeste”, frisou.
Os prefeitos de Mogeiro, Antonio Ferreira, de Itatuba, Aron Renê Martins, e de Pedra Lavrada, Tota Guedes, também acompanharam os deputados na visita às obras. Toda Guedes, que é presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), avalia que a instituição marcou presença na visita a convite da Assembleia e destacou que a Famup participará dessas ações da Frente porque defende o desenvolvimento dos municípios.
O Canal Acauã-Araçagi terá 112,4 km, vai abastecer 38 cidades e irrigar 16 mil hectares. O lote I está com 70% das obras concluídas. Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 1 bilhão, em parceria com o governo federal.