O presidente Jair Bolsonaro anunciou, neste sábado (09), o início da análise das tecnologias de dessalinização de água no Brasil. A decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (07) e institui o ‘Programa de apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de águas salobras para teste e análise de desempenho’.
Conforme a publicação, que foi assinada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, a iniciativa faz parte da estratégia do Governo de buscar soluções tecnológicas para que a população possa conviver com as severas condições impostas pelo clima na Região do Semiárido.
Inicialmente, o Governo se propõe a reunir em um banco de dados as informações sobre todas as tecnologias estudadas no país sobre essa questão. Os dados servirão para entender como cada tecnologia funciona e, no futuro, iniciar a instalação dessas tecnologias no semiárido.
“Em grande parte do Semiárido Brasileiro, a disponibilidade de água potável é insuficiente para a demanda existente, situação que se agrava em período de estiagem prolongada, o que impacta diretamente a sobrevivência nessa região. Contudo, o aproveitamento das águas salobras e salinas mediante o processo de dessalinização surge como uma das alternativas para o enfrentamento dos problemas de acesso à água potável, que atinge várias regiões do Semiárido Brasileiro, considerando que, por meio de uma maior oferta de água potável, é possível a garantia de melhoria na qualidade de vida da população, principalmente no que se refere aos aspectos correlacionados à dignidade da pessoa humana”, diz o texto da portaria.
Confira:
https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1104332500887896064
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba