O governador Cláudio Castro (PL) venceu a acirrada corrida eleitoral e foi reeleito governador do Rio de Janeiro neste domingo, 2. Com 92,43% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral até as 20h48 horas, ele já acumulava 58,19% dos votos válidos.
Apesar de ser o atual governador, é a primeira vez que o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL) ganha as eleições para um cargo executivo no estado. Em 2021, Castro era vice-governador e tomou posse após Wilson Witzel (PSC) sofrer impeachment por corrupção.
Castro liderou as intenções de voto desde o início da campanha. Já na primeira pesquisa divulgada pelo Ipec, em 15 de agosto, o candidato apareceu com 21% dos votos válidos, seguido por Marcelo Freixo (PSB) 17%.
Também disputaram as eleições ao governo do Estado: Paulo Ganime (Novo); Rodrigo Neves (PDT); Cyro Garcia (PSTU); Eduardo Serra (PCB); Juliete (UP). Luiz Eugênio (PCO) e Wilson Witzel (PMB) tiveram a candidatura indeferida e aguardam recurso.
De acordo com dados do TSE, foram registrados ainda 5,94% de votos brancos, 9,05% de votos nulos e 22,73% de abstenções.
A tendência indicada pelas pesquisas se repetiu neste domingo. Freixo foi o segundo mais votado entre os candidatos, com 27,70% dos votos válidos. Também disputaram as eleições ao governo do Estado: [incluir os candidatos e seus respectivos partidos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Terra