O prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição, anunciou nesta quinta-feira (22) a criação de mais um hospital veterinário público em João Pessoa, que será construído no bairro de Mangabeira. “Eu assumi no meu planejamento e vou fazer o Hospital do Pet da Zona Sul, em Mangabeira. O meu papel é atender a população”, enfatizou o gestor, durante entrevista na TV Arapuan.
A atuação do prefeito Cícero em favor da causa animal vem ainda da sua primeira gestão, quando foi o responsável pela criação do Centro de Zoonoses, o embrião da rede de cuidados com os animais domésticos. Agora com muito mais vontade de atender uma demanda cada vez mais presente na vida das pessoas, tendo em vista o número de pessoas que tem adotado algum pet, até mesmo servindo na prevenção de quadros emocionais que afetam a saúde.
João Pessoa conta, atualmente, com o recém-inaugurado Hospital do Pet, que funciona no bairro dos Estados e foi entregue no dia 5 de julho, equipamento que, em pouco mais de um mês de funcionamento, já realizou 1.043 atendimentos. O Hospital do Pet, que se soma à Clínica do Pet e ao Castramóvel, contribui para melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação em João Pessoa, ofertando serviços desde os mais simples, como consultas e atendimento ambulatorial, a internamentos, exames e cirurgias. Com esta iniciativa, a gestão Cícero Lucena mostra que tem um olhar diferenciado sobre a causa animal.
A unidade conta com uma estrutura completa para atendimento de cães e gatos. O prédio possui recepção, sala de triagem, consultório para doenças infectocontagiosas, sala de internamento, ambulatório, espaço para recuperação anestésica, consultórios para atendimento geral dos animais, sala de raios-X, sala de ultrassonografia, laboratório e dois centros cirúrgicos.
O equipamento oferece ainda serviços como atendimento clínico geral, consulta cirúrgica e ortopédica, exames laboratoriais, cirurgias gerais de tecido mole, cirurgias ortopédicas, internamento, procedimentos ambulatoriais, consultas cardiológicas, oftálmicas e odontológicas.
Dos 1.043 procedimentos realizados, 660 foram atendimentos, 119 exames de ultrassonografia, 175 exames de sangue, 22 cirurgias e 67 exames de raios-X.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou o pioneirismo da gestão, quando implantou a Diretoria de Bem-Estar Animal na Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
“Nós inovamos, criando uma rede de assistência e bem-estar animal, com parcerias com instituições de ensino e protetoras independentes. E avançamos, criando toda uma rede de assistência, primeiro com o Castramóvel, equipamento itinerante que tem contribuído para reduzir a superpopulação de animais em situação de abandono. Em seguida, foi entregue a Clínica do Pet, que tem atendido inclusive à população da Região Metropolitana. E mais recente, o Hospital do Pet, no Bairro dos Estados, que contribui para estabelecer toda uma rede de cuidados, numa ação inédita na Paraíba. Entendemos que, ao cuidar da saúde dos nossos bichos de estimação estamos também cuidando das pessoas, já que evitamos as doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos. E, claro, instituímos um novo modelo de cuidado da saúde animal em João Pessoa”, conclui.
Localizado na Avenida Santa Catarina, 661, Bairro dos Estados, o Hospital do Pet funciona de segunda a sexta-feira para consultas, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão – https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/joao-pessoa-na-palma-da-mao/ – e também de forma presencial, durante a triagem. São disponibilizadas dez vagas presenciais e dez pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba