O Sistema Diário de Comunicação e o Instituto DataVox começaram a divulgar, nessa segunda-feira (18), os resultados das primeiras pesquisas referentes às Eleições 2024 em diferentes cenários nas cidades do Sertão da Paraíba.
A primeira pesquisa é com pré-candidatos a prefeito de Cajazeiras, cidade com quase 46 mil eleitores, sendo a oitava em número de votantes na Paraíba.
Nessa pesquisa, o deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia e apoiado pelo governador João Azevêdo (PSB), vence seus adversários em três cenários diferentes: primeiro com todos os pré-candidatos, segunda contra o secretário de Infraestrutura do município, Neguinho do Mondrian, e terceiro contra o médico Pablo Leitão.
CENÁRIO 1 DA PESQUISA ESTIMULADA
No Cenário 1 da pesquisa estimulada, onde apresentam-se cinco pré-candidatos, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) ficou em primeiro lugar com 31,4%. Na segunda colocação aparece o secretário de Infraestrutura do município, Neguinho do Mondrian, com 19%.
Chico Mendes: 31,4
Neguinho do Mondrian: 19,0
Pablo Leitão: 12,5
Adjamilton Pereira: 4,0
Gorete Braga: 1,8
Indecisos: 14,3
Branco/Nulo: 17,0
CENÁRIO 2 DA PESQUISA ESTIMULADA
Chico Mendes também supera Neguinho do Mondrian no Cenário 2 da estimulada, onde foram apresentados aos entrevistados somente esses dois pré-candidatos. Nesse cenário, Mendes obteve 39,6% e Neguinho ficou com 20,3%.
Chico Mendes: 39,6
Neguinho do Mondrian: 20,3
Indecisos 17,8
Branco/Nulo 22,3
CENÁRIO 3 DA PESQUISA ESTIMULADA
O deputado estadual vence também no Cenário 3 da pesquisa estimulada. Nesse cenário, foram apresentados os nomes de Chico Mendes e do médico Pablo Leitão. Nesse caso, Mendes aumenta ainda mais a vantagem com 40,1% contra 17,8% de Pablo Leitão.
Chico Mendes 40,1
Pablo Leitão 17,8
Indecisos 18,3
Branco/Nulo 23,8
Os dados da pesquisa foram coletados nos dias 15 e 16 deste mês de dezembro. Foram ouvidos 400 entrevistados nas zonas urbana e rural. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Fonte: Diário do Sertão
Créditos: Polêmica Paraíba