Exclusivo

Chico Mendes garante sua candidatura e promete criação de Polo Tecnológico em Cajazeiras

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (17), a primeira entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de Cajazeiras, no pleito do dia 6 de outubro.

Chico Mendes garante sua candidatura e promete criação de Polo Tecnológico em Cajazeiras

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (17), a primeira entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de Cajazeiras, no pleito do dia 6 de outubro.

As eleições desse ano tendem a repetir o mesmo esqueleto de 2020, quando tivemos uma eleição polarizada entres dois grandes grupos políticos da cidade que ensinou a Paraíba a ler.

O nosso entrevistado de hoje é o Deputado Chico Mendes (PSB). Prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, Chico foi eleito Deputado Estadual com mais de 43 mil votos, em sua primeira disputa estadual e é o atual líder do Governo João na Assembleia Legislativa.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Polêmica Paraíba: Porque o Senhor decidiu sair candidato a Prefeito de Cajazeiras?

A nossa candidatura é um chamamento popular. O povo de Cajazeiras cansou desse grupo, que está no poder há 20 anos, sem dar respostas positivas aos grandes desafios da cidade. Eles brigaram num jogo muito baixo de ataques pessoais, depondo contra as melhores tradições da cidade. Agora, se juntaram novamente para continuarem no poder.

Só que o povo tem reprovado tudo isso, e tem dado sinais claros de que cansou e quer mudar para melhorar. E nós vamos fazer essa transformação que a população tanto deseja.

PROBLEMAS NA CIDADE

PP: Quais são as principais falhas da gestão de José Aldemir?

A atual gestão de Cajazeiras peca muito pela ausência de planejamento e de políticas públicas sérias para todas as áreas. Temos graves problemas de mobilidade urbana, mais de 400 ruas sem saneamento básico e sem pavimentação. A educação está abaixo da média do IDEB. Na taxa de alfabetização infantil, estamos no 122º lugar entre os 223 municípios paraibanos.

Na saúde, o povo reclama diariamente de falta de médicos, medicamentos nas unidades básicas de saúde e dificuldades para marcação de exames simples. E mais: foi a gestão que mais atrasou os salários dos servidores, além de ter deixado de realizar os investimentos merecidos nos grandes eventos que movimentam a economia local, a exemplo do Carnaval e do São João.

PP: Candidato, qual é na sua opinião, o principal problema enfrentado pelos habitantes de Cajazeiras?

Temos sérios problemas em todas as áreas da administração, mas os mais reclamados pela nossa população são o atendimento de saúde, a falta de oportunidades de trabalho e o abandono dos bairros mais periféricos, que sofrem com a ausência da gestão.

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

PP: A união do Senhor com Pablo Leitão foi um dos principais assuntos da pré-campanha em Cajazeiras. Como o Senhor vê essa união e já está certo que Pablo será o seu Vice?

O Dr. Pablo Leitão é um médico com muitos serviços prestados a Cajazeiras. Ele agregou muito ao nosso projeto. Está no PSB, partido do nosso governador João Azevedo, veio com um grupo de vereadores, ex-secretários e várias lideranças. Estamos juntos para uma grande composição e ganharmos a eleição e transformar Cajazeiras em uma cidade melhor de se viver.

PP: A disputa em Cajazeiras está polarizada entre o Senhor e Socorro Delfino. Como o candidato enxerga a sua adversária e a aliança em torno dela formada pelo grupo de Júnior Araújo e de Zé Aldemir?

A ex-secretária que se apresenta como pré-candidata representa uma aliança que envergonha Cajazeiras. São pessoas que até poucos meses viviam se esculhambando na imprensa. Era um festival de ataques e agressões pessoais entre eles.

Além disso, ela tem muito o que explicar de graves denúncias que estão para serem investigadas pelos órgãos como o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público.

PP: Os seus adversários afirmam que o Senhor não poderia sair candidato no que seria um terceiro mandato de Prefeito seguido. Isso é um assunto superado pelo Senhor? Tem medo que esse seja um dos temas da campanha e que o futuro de Cajazeiras fique em segundo plano?

Nós temos segurança jurídica nessa postulação. São vários pareceres dos mais renomados juristas sobre a legalidade e legitimidade da nossa pré-candidatura. O que na verdade, existe em Cajazeiras, por parte de nossos adversários, é muito medo da aliança Chico Mendes e Pablo Leitão.

Se não pudéssemos ser candidatos, eles não estariam tão preocupados com isso, já que poderiam esperar e ser chapa única na disputa.

PROMESSAS

PP: Qual o principal projeto que o Senhor tem para a cidade de Cajazeiras?

O nosso projeto é de transformação, visando melhorar a vida das pessoas em todas as áreas, principalmente em dois setores que a população aponta como cruciais: os serviços de saúde, que ainda são oferecidos de forma precária, com as pessoas tendo que se humilhar a um agente político para conseguir um exame ou outro procedimento qualquer. Vamos democratizar e modernizar esse atendimento. O outro é a geração de emprego e renda.

Precisamos e vamos trabalhar para instalar em Cajazeiras, entre outras propostas, um Polo Tecnológico, que gerará oportunidades para a juventude, aproveitando todo o potencial que a cidade já tem, a exemplo do IFPB e outras instituições de ensino ligadas à tecnologia e inovação. Além disso, temos que garantir que a cidade tenha infraestrutura e saneamento básicos para todos que vivem em Cajazeiras.

PP: O que os moradores de Cajazeiras podem esperar da sua possível gestão?

Cajazeiras pode esperar uma gestão séria e comprometida com os grandes anseios dessa cidade: saúde de qualidade e para todos, investimentos para geração de emprego e renda e obras de infraestrutura urbana para melhorar a vida dos moradores de todos os bairros, entre outras ações.

Para tanto, será muito importante a boa relação política que temos com o governador João Azevedo, de quem temos o apoio total e incondicional, e com o governo federal. Vamos fazer parcerias para vencer os grandes desafios que teremos pela frente, para que a cidade volte a ter o destaque merecido no cenário paraibano.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba