Paraíba - O ex-prefeito de Cuité, Charles Camaraense, anunciou, neste sábado (22), que não disputará uma das vagas da Assembleia Legislativa em 2026, pegando muita gente de surpresa, inclusive a classe política, que já tinha como certa a candidatura do Camaraense, que saiu da Prefeitura de Cuité com uma avaliação de 85% e elegeu seu sucessor, Caio Camaraense, com a maior votação para prefeito já registrada no município.
Charles Camaraende disse que agora é o momento de se dedicar a família
De acordo com Charles, foram quase 13 anos dedicados exclusivamente à Cuité, e agora, chegou o momento de se dedicar mais à família e aos seus empreendimentos. “Ser prefeito de Cuité era um sonho, e eu realizei. Empreender também era um sonho, que agora estou tendo a oportunidade de realizar. Abdiquei de praticamente 1/4 da minha vida para me dedicar exclusivamente à Cuité, mas agora chegou a vez de descansar, de me dedicar aos meus investimentos e à minha família”, disse ele.
Charles reconheceu que esse seria o melhor momento, mas retirou a pré-candidatura
Politicamente falando, Charles até reconheceu que esse seria o melhor momento para disputar, mas ressaltou que não adianta mais chutar na trave, e se referiu não apenas à retirada da sua pré-candidatura a deputado estadual, mas também ao nome de Rafaela Camaraense, que continua posto para uma eventual candidatura à Câmara Federal.
Descartando qualquer afastamento do seu grupo político, o ex-prefeito, que é tio do atual gestor, afirmou que continuará à disposição para contribuir sempre que provocado, e que acredita que Caio Camaraense fará uma gestão ainda melhor que a sua.
Desde de quando entrou na política o grupo Camaraense não perdeu
Desde quando entraram na política de Cuité, o grupo Camaraense ainda não perdeu nenhuma eleição local. O pontapé inicial foi dado por Rafaela Camaraense, em 2012, que foi eleita vereadora pela oposição. Em 2014, quando candidato a deputado estadual, Charles Camaraense foi majoritário na cidade, vencendo do nome apresentado pela prefeita da época. Em 2016, candidato a prefeito, Charles foi eleito e encerrou um ciclo de 24 anos do MDB na cidade.
Em 2018, Rafaela Camaraense foi candidata a deputada estadual, e conseguiu ser majoritária em uma disputa local contra a ex-prefeita Euda Fabiana, que também lançou seu nome para o mesmo cargo. Em 2020, Charles apresenta seu nome para a reeleição, e mais uma vez vence o grupo liderado pela família Venâncio. Em 2022, Rafaela Camaraense apresenta seu nome para um projeto mais ousado, e mesmo não tendo logrado êxito na eleição para a Câmara Federal, saiu de Cuité com mais uma vitória, dessa vez enfrentando uma adversária da própria cidade.
Em 2024, a eleição foi surpreendente até mesmo para o grupo governista, que viu o jovem Caio Camaraense ser eleito com mais de 9 mil votos, a maior votação para prefeito já registrada no município.