Manifestantes pró-democracia que se manifestam neste domingo (21) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, transformaram a charge de Renato Aroeira que irritou o governo de Jair Bolsonaro em uma faixa gigante, que foi hasteada na rodoviária da capital federal.
Na segunda-feira (15), a Secretaria de Comunicação (Secom) de Bolsonaro ameaçou, via Twitter, processar Aroeira por conta da charge que associa o presidente ao nazismo por conta de seu incentivo à invasão de hospitais. A ameaça se estende ao jornalista Ricardo Noblat, que compartilhou a charge.
Os manifestantes antifascistas e pró-democracia, responsáveis pela faixa da charge, concentram-se de um lado da Esplanada dos Ministérios. Do outro, em menor número, estão apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que pedem o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e fazem ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A região foi fechada para a circulação de carros por decreto do governador do Distrito Federal e um forte aparato de segurança foi montado para separar os grupos pró e contra o governo.
Segundo o jornalista George Marques, que está no local, o clima é tenso por conta da elevada quantidade de policiais. Nenhum incidente, no entanto, foi registrado até a publicação desta matéria.
Diferentemente de outros finais de semana, o presidente Jair Bolsonaro não deve participar do ato de apoiadores neste domingo, já que viajou ao Rio de Janeiro para o funeral de um militar.
https://twitter.com/GeorgMarques/status/1274698131020697600
Fonte: Revista Fórum
Créditos: Revista Fórum