Elmano de Freitas (PT) foi eleito em primeiro turno na disputa pelo governo do Ceará.
Com 100% das urnas apuradas no estado, Elmano registrou 54,02% dos votos. Capitão Wagner (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 31,72% do total.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Freitas atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP), bem como na defesa jurídica e política do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ele também foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), em Fortaleza.
Nas eleições de 2014, o candidato do PT foi eleito deputado estadual e reeleito em 2018, com mais de 68 mil votos. Em 2022, liderou a coligação Ceará Cada Vez Mais Forte, formada pelos partidos PC DO B, PV, PP, MDB, PRTB, PSOL, REDE e SOLIDARIEDADE, além do PT.
O candidato do PT Camilo Santana foi eleito senador da República pelo Ceará no pleito eleitoral realizado neste domingo (2/10). Com 100% das urnas apuradas, o petista obteve 69,76% dos votos válidos.
Camilo Santana, 54 anos, nasceu em Crato (CE). É formado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará e tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição. Iniciou a vida política no movimento estudantil, ocupando os cargos de presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e de diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Servidor público federal concursado, ocupou o cargo de superintendente do Ibama no Ceará de 2003 a 2004. Em 2006, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado. Em 2010, foi eleito deputado estadual como o candidato mais votado. Em 2012, foi escolhido como secretário das Cidades do governo Cid Gomes.
Em 2014, foi eleito governador do Ceará e reeleito em 2018 no primeiro turno com quase 80% dos votos.
Fonte: Correio Braziliense
Créditos: Polêmica Paraíba