As autoridades peruanas entraram na casa da presidente Dina Boluarte, na madrugada deste sábado, no âmbito de uma investigação por suposto enriquecimento ilícito.
A operação foi desencadeada depois que uma TV local revelou, este mês, que a mandatária usara joias da marca Rolex em público desde 2021 sem que as tivesse declarado como parte do seu patrimônio.
Segundo um documento policial, cerca de 40 agentes e procuradores intervieram na investigação “para revistar a casa e apreender os relógios Rolex” cuja origem e aquisição Boluarte não especificou.
Desde 18 de março, a presidente peruano é investigada pelo suposto crime de enriquecimento ilícito e omissão de declarações patrimoniais em documentos públicos.
A intervenção foi autorizada pelo Supremo Tribunal de Investigações Preparatórias, presidido pelo juiz Juan Carlos Checkley, após pedido da Procuradoria-Geral.
Se for acusada neste caso, a presidente não poderá ser julgada até julho de 2026, quando termina o seu mandato, conforme estabelece a Constituição do país. Enquanto isso, ela pode ser investigada.
Fonte: Folha de Pernambuco
Créditos: Polêmica Paraíba