Durante debate radiofônico na Arapuan FM, os candidatos à prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) e Ruy Carneiro (Podemos), discutiram sobre o tema de regularização fundiária na capital paraibana.
Primeiramente, Luciano citou uma das promessas de Ruy, dentre elas, “fazer tudo que sua gestão na Prefeitura de João Pessoa havia feito”.
“Você participou da minha gestão, devia tá aprendendo comigo. Além de regularizar essas comunidades eu fiz também o Vista Alegre, o Colinas do Sul, o Vale das Palmeiras, o Vieira Diniz, tudo isso foi organizado na minha gestão. Além do mais, essa questão da regularização fundiária você não se lembra do programa que nós fizemos na cidade de João Pessoa, o Moradia Legal”, disse.
Na sequência, Cartaxo assegurou que “resolveu a situação fundiária de mais de 2 mil pessoas”
“Eu resolvi a situação de mais de 2 mil pessoas que receberam título, a propriedade da casa, então já dorme tranquilo. O que nós vamos fazer é ampliar”, finalizou.
Como resposta, Ruy Carneiro comentou que a cidade, ao todo, possui mais de 50 mil pessoas nessa situação, relatando que a gestão de Cartaxo resolveu apenas parte do problema.
“Nós temos mais de 50 mil casas nessa situação. Você passou oito anos, acabou de dizer aí que fez só dois mil. Aí é onde tá a sua falha. Nós queremos fazer, praticamente 100% da cidade, em quatro anos. Fazer um mutirão de organização fundiária, e trazendo a novidade que já funciona em outra cidades que é o cartão reforma”, complementou.
Segundo o candidato do Podemos, na maioria das residências, a solução não seria apenas fornecer o documento.
“Muitas dessas casas não é só dá o documento. Às vezes o teto tá caindo, a pessoa não tem uma privada no banheiro, não tem uma pia”
“E através desse cartão reforma nós vamos poder ajudar essas pessoas, não só a terem a tranquilidade de dormirem tranquila com a sua escritura, mas também de terem a sua casa reformada, com qualidade, de maneira digna”, disse ao citar que deve investir onde “mais precisa na cidade”.