A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência virá à Paraíba para realizar seminários sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência. A solicitação foi feita por meio de um requerimento do deputado federal Wilson Filho (PTB), aprovado por unanimidade. Os eventos serão realizados na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba e na Câmara Municipal de João Pessoa e as datas serão agendadas.
“João Pessoa é o município da Paraíba com maior número absoluto de pessoas com deficiência e elas sofrem com a ausência de itens básicos que garantam o direito básico de ir e vir. Somente com uma ampla troca de informações sobre o tema é que a sociedade brasileira poderá assumir uma mudança em sua cultura, despertando para a visão inclusiva dessas pessoas, nas diversas atividades do mundo moderno”, argumentou o parlamentar.
De acordo com Wilson Filho, é fundamental a implementação de medidas que possibilitem à pessoa com deficiência uma melhor qualidade de vida, de forma independente e plena. “Medidas de acessibilidade devem compor o ambiente da vida, assim entendidos os espaços, o meio físico, o transporte, a informação, a comunicação, a educação, as tecnologias, bem como, a adaptação de todas as instalações e serviços disponíveis ao uso público e privado”, disse.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 1.045.962 paraibanos possuem algum tipo de deficiência. Os números mostram que 27,7% da população paraibana tem algum tipo de deficiência visual, auditiva, motora ou mental, em diferentes graus de severidade.
Em João Pessoa, a proporção de pessoas que disseram ter algum tipo de deficiência foi de 26%, enquanto em Campina Grande o percentual foi de 23%. Os cinco municípios com maiores números absolutos de pessoas com deficiência mental/intelectual são: João Pessoa (11.005), Campina Grande (5.265), Santa Rita (2.290), Bayeux (2.131) e Patos (1.609).
Assessoria