A Comissão Especial da Reforma Política segue discutindo temas isolados e hoje decidiu adiar a votação de mais um relatório parcial para a próxima terça-feira, 9. Este trata da unificação prazos de desincompatibilização eleitoral. Porém, um dos temas mais polêmicos da reforma política começa a voltar ao debate. A unificação das eleições em 2020, o que prorrogaria os mandatos dos deputados, senadores, governadores e do presidente Michel Temer até lá, suspendendo assim a eleição de 2018.
Além da a coincidência das datas de todas as eleições, a PC 77/2003, que segundo o site da Câmara Federal, vai ser analisada em separada pela Comissão, trata também do fim à reeleição para os cargos de presidente da República, governador e prefeito e institui mandato de cinco anos.
Além de matéria no site da Câmara, que trata a PC 77 como os próximos passos da Comissão da Reforma Política, um documento que circulou em parte da imprensa no dia de hoje, demonstra que apesar de polêmica, a PEC está mesmo nos planos dos parlamentares.
Trata-se de um Ato da Mesa Diretora da Câmara, assinado pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM), autoriza a tramitação da PEC em caráter de urgência.
Confira abaixo documento que circula e trata do tema:
Fonte: Blog do Marcos Wéric