A Lei 13.263/2024, de autoria do deputado estadual Chico Mendes (PSB), publicada no Diário Oficial do Estado tornou a cidade de Cajazeiras um Município de Interesse Turístico da Paraíba. Conhecida como a cidade que ensinou a Paraíba, berço da cultura, a cidade sertaneja realiza o maior carnaval do estado, se destaca por mais de trinta anos com as festividades juninas (Xamegão) e ficou conhecida por anos por suas atividades religiosas e culturais, a exemplo das semanas universitárias.
Com a classificação, o município tem mais possibilidades de receber recursos para investir no turismo, ampliando a geração de emprego e renda para a região.
No teatro, Cajazeiras possui o Teatro Íracles Pires, uma das principais casas de espetáculos da Paraíba. Foi inaugurado em 26 de janeiro de 1985, é vinculado à Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e sedia eventos como debates, feiras, mostras e oficinas de artes.
Além do festival de teatro, outros eventos realizados no município são a Mostra de Cultura Cajazeirense, festa da padroeira Nossa Senhora da Piedade e a festa de emancipação política. Dentre os atrativos turísticos estão a Biblioteca Pública Municipal Doutor Castro Pinto, a antiga Estação Ferroviária, a Estátua do Cristo Redentor, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, a Igreja de São João Bosco e o Teatro Íracles Pires.
“O município é muito rico e sua cultura e festa populares se destacam. Oferece ainda muitos atrativos, como o turismo rural, visitas ao açude de Engenheiro Ávidos, onde são realizadas trilhas, rapel, corridas e esportes aquáticos. Um conjunto arquitetônico de casarões e prédios preservados, belíssimas igrejas e uma história contagiante do seu fundador, o Padre Inácio de Sousa Rolim. Por essas riquezas naturais, tradições populares, festas e com a valorização da cultura regional, apresentamos esse projeto para que o município seja classificado como de Interesse Turístico. Cajazeiras é incrível”, destacou o deputado.
Resenha Polítika