Após o vazamento de conversas do então juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da Força-Tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol divulgadas no ultimo domingo (9), pelo site The Intercept a imprensa internacional já começou a repercutir o caso nesta segunda-feira (10). O escândalo trouxe à tona as relações de interesse político que mobilizavam a força-tarefa em Curitiba.
A manchete do jornal francês Le Monde Diplomatique deu que “a investigação anticorrupção sobre Lula visava impedir seu retorno ao poder”.
O Washington Post disse sobre a resposta de Sergio Moro e destacou que o ex-juiz ‘lamentava a ação de hackers’.
A Bloomberg destacou que o vazamento ‘vem em um momento difícil para Jair Bolsonaro’ e que mais complicações políticas estão por vir. “As revelações aconteceram em um momento delicado para o presidente”, disse.
O portal Al Jazeera reportou que os procuradores comprovadamente teriam tramado para manter Lula fora das eleições de 2018.
O diário argentino Página/12 apelidou caso de “Brasilgate”, em alusão a Watergate, invasão da sede do partido democrata norte-americano em 1972. O escândalo, revelado pelo jornal Washington Post, levou, em 1974, à renúncia do então presidente dos EUA, Richard Nixon.
O Mexicano La Jornada analisou que “chats do Telegram desnudam operações contra Lula no Brasil. Os promotores encarregados da operação de combate à corrupção Lava Jato, liderada por Deltan Dallagnol, ‘falavam abertamente de seu desejo de evitar’ que o Partido dos Trabalhadores vencesse a eleição presidencial do Brasil de 2018. E o juiz Sergio Moro, agora poderoso ministro da Justiça do governo neofascista de Jair Bolsonaro, colaborou secretamente e sem ética’ com a equipe do Ministério Público para acertar o caminho para o agora presidente”.
https://www.polemicaparaiba.com.br/polemicas/investigacao-plena-imparcial-e-isenta-oab-recomenda-afastamento-temporario-de-moro-e-deltan-apos-vazamento-de-conversas/
Defesa de Lula diz que ações estão corrompidas e cita “atuação combinada”
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba