Os governos do Brasil, Colômbia e México se juntaram nesta quinta, 1, para lançar uma nota conjunta pedindo para Venezuela lanças as atas da eleição que reelegeu Nicolás Maduro como presidente.
Lula (PT) conversou por telefone com Gustavo Petro, presidente colombiano, e Andrés Manuel Lopes Obrador , do México.
Eles pedem pela divulgação das atas por mesa para conferência de votos e garantir que Maduro foi eleito por votação, de fato, e não forjou eleição para seguir no poder da Venezuela.
A nota trigovernamental fala como a “soberania popular deve ser respeitada mediante verificação imparcial.” O pedido ecoa o de diversos outros países, inclusive EUA pela Casa Carter. A íntegra da nota está abaixo.
O governo do Brasil, oficialmente, pediu provas das eleições, Lula, inicialmente, legitimou a posse de Maduro, mas voltou atrás e pediu apresentação das atas e comprovações:
“Tem uma briga, como vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se ata tiver dúvida entre oposição e situação, oposição entra com recurso e vai esperar na Justiça tomar o processo. Aí vai ter a decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido de que é um processo normal, tranquilo.”
Fonte: Em Off