Na quarta-feira (24) está previsto um “encontro entre Poderes” no Palácio do Planalto para discutir medidas de enfrentamento à pandemia. Mas, de acordo com informações da CNN, Bolsonaro planeja convidar apenas um grupo pequeno de governadores mais alinhados com seus ideais para a reunião dos chefes dos Três Poderes. A ideia do evento é reunir o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG); do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, além do procurador-geral da República, Augusto Aras.
A intenção de aliados do presidente é chamar um governador de cada região do país para representar o grupo. Alguns desses aliados já foram avisados da reunião, que será presencial. O detalhe é que, no Nordeste, o presidente não tem aliados.
De acordo com um auxiliar de Bolsonaro, o plano inicial é chamar Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, como representante da região Norte; Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, para falar pelo Centro-Oeste; e Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, para representar a região Sul. No caso do Sudeste, avalia-se ainda se será convidado Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, ou Cláudio Castro (PSC), do Rio de Janeiro.
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, deve se encontrar com Bolsonaro na terça-feira (23), no Palácio do Planalto, para tratar justamente dos planos do Planalto em relação à pandemia. O encontro foi acertado entre os dois na sexta-feira (19), quando Fux telefonou para o presidente da República após informações de que ele havia declarado intenção de decretar estado de sítio. Na ligação, Bolsonaro negou que irá tomar tal medida, de acordo com pessoas próximas.
Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba