O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o senador Ciro Nogueira (PP-PI) como o novo ministro-chefe da Casa Civil, ocupando o lugar que era do general Eduardo Ramos. Ramos, por sua vez, irá comandar a Secretaria-Geral da Presidência da República, posto vago após a saída de Onyx Lorenzoni, que vai ocupar o recriado ministério do Trabalho e Previdência. Todas essas mudanças estão presentes no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).
Durante o seu governo, Bolsonaro havia incorporado o ministério do Trabalho ao Ministério da Economia, liderado por Paulo Guedes. A recriação tira da Economia a responsabilidade por assuntos como previdência, política e diretrizes para a geração de emprego e renda, modernização das relações de trabalho, fiscalização do trabalho, política salarial, entre outras.
A minirreforma ministerial provocada por Bolsonaro tem a intenção de ganhar mais apoio no Congresso Nacional, principalmente no Senado, através da nomeação de Ciro Nogueira. Presidente nacional do Progressistas, a movimentação pode indicar ainda uma possível chegada de Bolsonaro à sigla.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba