Senado vai avaliar

Bolsonaro indica pastor Tutuca e Veronica Brendler, ligada ao cinema cristão, para a Ancine

O Senado vai avaliar a indicação de Edilásio Barra e Veronica Brendler; se nomes forem aprovados, eles serão diretores da Ancine

 

Em um despacho da presidência da República publicado nesta sexta, 21, no Diário Oficial da União, Jair Bolsonaro pede o encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, como de praxe, de dois nomes para integrarem a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) – dois nomes ligados à igreja evangélica: Edilásio Barra e Veronica Brendler.

Conhecido também como pastor Tutuca, Edilásio Barra, que é colunista social e apresentou por muitos anos o programa VIP, está na Ancine desde outubro de 2019, quando foi nomeado para o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico, órgão responsável pelo Fundo Setorial do Audiovisual, que, em 2018, investiu cerca de R$ 800 milhões no mercado brasileiro e é o principal instrumento de fomento direto do audiovisual no País. No início do mês, ele foi indicado para o cargo de diretor substituto da Diretoria Colegiada da Ancine.

Com o encaminhamento de seu nome agora ao Senado, ele será sabatinado e, se passar no teste, será efetivamente um dos quatro diretores da Ancine.

O mesmo vai acontecer com Veronica Brendler.

Ela não ocupava nenhum cargo na Ancine, nem mesmo comissionado, mas seu nome já era cotado para a função. Veronica, que se apresenta como cineasta e gestora cultural, e é adepta e usuária de leis de incentivo à cultura, é diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão.

Leia mais em: Bolsonaro indica pastor Tutuca e Veronica Brendler, ligada ao cinema cristão, para a Ancine

Fonte: Estadão
Créditos: Estadão