Durante um evento em Porto Alegre, na manhã de quinta-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro estendeu a mão a dois militares, mas foi cumprimentado com um toque com o cotovelo, que é o recomendado pelos especialistas para evitar o contágio do novo coronavírus. [Veja o vídeo acima]. Segundo infectologistas, é necessário evitar apertos de mão, já que o vírus pode ser transmitido a outra pessoa se ela encostar a mão nos olhos, boca ou nariz, por exemplo.
O presidente foi para a capital gaúcha para participar da posse do novo general do Comando Militar do Sul. O general Edson Pujol foi o primeiro a cumprimentar Bolsonaro com o cotovelo após o presidente estender a mão. Depois foi a vez do general Geraldo Antônio Miotto repetir o gesto.
O presidente recebeu ainda um “tapinha” no braço do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. E, depois, Bolsonaro encostou no braço do vice Mourão.
Durante a visita de Bolsonaro, houve panelaços contra ele na capital gaúcha. O evento foi fechado ao público, e o presidente deixou o local sem fazer pronunciamentos.
Na cerimônia, realizada no Centro da capital, praticamente todas as autoridades estavam sem máscara. Entre elas, Bolsonaro, o vice-presidente Mourão, o governador do RS, Eduardo Leite, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, além do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, os generais Valério Stumpf Trindade e Geraldo Antônio Miotto, comandantes do CMS, e o general Augusto Heleno.
Durante o evento, os generais Miotto e Pujol usaram os cotovelos para se cumprimentar. Porém, ao final da cerimônia, alguns presentes trocaram abraços, como Mourão e seus ex-colegas militares.
Fonte: G1
Créditos: G1