Brasília

Bolsonaro cita reunião com 'Conselho da República' nesta quarta; presidentes do Congresso não sabiam da reunião

Durante seu discurso na Esplanada dos Ministérios na tarde desta terça-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que participará de uma reunião do “Conselho da República”, com os presidentes dos demais poderes, com o intuito de mostrar “para onde nós todos devemos ir”.

“Amanhã estarei no Conselho da República juntamente com ministros para nós, juntamente com o presidente da Câmara [deputado Arthur Lira], do Senado [senador Rodrigo Pacheco] e do Supremo Tribunal Federal [ministro Luiz Fux], com essa fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos devemos ir”, afirmou.

Conforme apuração do G1, os chefes dos demais poderes foram surpreendidos com a declaração e não tinham conhecimento dessa reunião a ser realizada na quarta-feira. Apesar da fala de Bolsonaro, ainda não existe confirmação oficial de que o encontro irá de fato acontecer.

O Conselho da República citado por Bolsonaro é um órgão de consulta do presidente. Por definição, cabe ao conselho pronunciar-se sobre “intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio” e também sobre “as questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas”.

Integram esse conselho, além do presidente da República, o vice-presidente; os presidentes da Câmara e do Senado; os líderes da maioria e da minoria na Câmara e no Senado; o ministro da Justiça e seis cidadãos (dois escolhidos pela Câmara, dois pelo Senado e dois pelo presidente).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba